A derrota do FC Barcelona em Vigo e o empate cedido em casa pelo Real Madrid, com o Eibar, deixaram a Liga espanhola de futebol mais equilibrada no topo, com quatro equipas separadas por um ponto apenas.

O 'Barça' continua um pouco à deriva, sem Messi, e nesta sétima jornada do campeonato caiu de forma absolutamente justa nos Balaídos, por 4-3, com o mérito do ataque do Celta a juntar-se aos erros cometidos pelos catalães.

No Santiago Bernabéu, o Real Madrid consentira o terceiro empate consecutivo, 1-1 com o Eibar, enquanto o Atlético de Madrid ganhou ao Valência, por 2-0, e o Sevilha ao Alavés, por 2-1.

A conjugação de resultados deixa Atlético de Madrid e Real Madrid com 15 pontos, Sevilha e FC Barcelona com 14. Muito próximos também estão o Villarreal, com 13, e o Athletic Bilbau, com 12.

A fechar a jornada, o campeão tinha tudo para regressar ao comando, mas 'esbarrou' no excelente futebol do Celta, que em pouco tempo chegou ao 3-0, com golos do dinamarquês Pione Sisto (22), Iago Aspas (31) e do francês Mathieu na própria baliza (33).

O autogolo de Mathieu não foi o único deslize do 'Barça' e até nem parece 'tão grave' se comparado com o quarto golo dos anfitriões, aos 77, do chileno Hernández. O guarda-redes Ter Stegen, com a bola totalmente dominada, acabou por rematar contra o corpo de Hernández, que em vez de se retrair acabou por cabecear para golo.

O lance, que então colocou o marcador em 4-2, anulou por completo o esboço de 'remontada' que pairava com os golos de Piqué (58) e Neymar (62), este de grande penalidade após falta sobre o português André Gomes. Piqué ainda viria a bisar, aos 87, para o resultado final de 4-3.

O Real Madrid, com Cristiano Ronaldo e Pepe em campo, tinha 'marcado passo' ante o Eibar, somando novo empate após Villarreal e Las Palmas.

No Santiago Bernabéu, o Eibar marcou muito cedo, por Fran Rico, aos seis minutos, mas o Real Madrid conseguiu igualar na etapa inicial, com um golo de Gareth Bale, com assistência de Cristiano Ronaldo, aos 17 minutos.

A equipa de Zinedine Zidane mostrou, no entanto, e uma vez mais, uma grande ineficácia, com um futebol pouco ‘criativo’, sem soluções, insuficiente para romper defesas mais fechadas.

No Eibar, que é oitavo na classificação, o avançado ex-Benfica Bebé foi opção nos minutos finais (entrou aos 87), quando o jogo caminhava para a igualdade com que terminou.

Também hoje, os franceses Griezmann e Kevin Gameiro deram a vitória ao 'Atleti' em Valência (2-0) e o Athletic de Bilbau foi travado por 2-1 em Málaga, com o segundo golo da formação malaguenha apontado por Duda. Em Barcelona, Espanyol e Villarreal terminaram com um 'nulo'.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.