Um golo do brasileiro ex-FC Porto Felipe deu hoje os três pontos ao Atlético de Madrid na receção ao Osasuna, na 14.ª jornada da Liga espanhola de futebol, em que os madrilenos se aproximaram do pódio.

Num canto cobrado pelo belga Carrasco, o defesa-central desviou de cabeça aos 87 minutos e decidiu mais um jogo de ‘sofrimento’ para os ‘colchoneros’, que não puderam contar com João Félix, lesionado.

O tento solitário coloca o ‘Atleti’ com 26 pontos, a um do Real Madrid, que só joga no domingo, e a dois de Real Sociedad e Sevilha, ambos na liderança, depois de os segundos terem empatado com o Alavés no primeiro jogo do dia. O Osasuna sofreu a terceira derrota seguida e pode ser ultrapassado por várias equipas no oitavo posto.

Sob a chuva forte que foi afetando o jogo, o Alavés esteve a vencer por duas vezes, com golos de Laguardia, logo aos cinco minutos, e Joselu, de penálti aos 45+7, mas por duas vezes a equipa do técnico ex-FC Porto Julen Lopetegui conseguiu empatar.

Primeiro foi o argentino Lucas Ocampos, aos 38 minutos, e mais tarde, já em ‘desespero’, foi o croata Ivan Rakitic a fazer novo empate, aos 90+2.

Com este resultado, o Sevilha, que soma 13 jogos disputados (um em atraso), não conseguiu isolar-se à condição na frente de La Liga, apenas igualar os 28 pontos da Real Sociedad, que joga no domingo.

O Real Madrid, que é terceiro, com 27 pontos, em 12 jogos, pode ultrapassar a dupla, visitando no domingo o Granada.

Antes, em Vigo, o Celta, 15.º classificado, somou o terceiro empate seguido e atrasou o Villarreal na luta pelos lugares europeus, após Brais Méndez anular, aos 72 minutos, o tento inicial de Alberto Moreno (27).

Ainda hoje, o principal destaque vai para a estreia de Xavi como treinador do FC Barcelona.

O antigo médio, uma das principais figuras da história dos catalães, começa nas novas funções logo no dérbi da Catalunha, contra o Espanyol, em jogo marcado para as 20:00 de Lisboa.