Quem impediu João Cancelo de ingressar no Barcelona no último mercado de inverno? Essa dúvida foi desfeita esta segunda-feira, por Pep Guardiola, técnico do lateral português no Manchester City. Em janeiro, o defesa deixou os cityzens e rumou ao Bayern Munique, por empréstimo, numa altura em que também se falava no interesse do Barcelona.

Xavi, treinador dos catalãs, disse que a transferência não se concretizou porque o City recusou-se a negociar.

"Queríamos contratar João Cancelo em janeiro. Foi-nos oferecido e dissemos que sim. O Manchester City discutiu internamente e disseram-nos que não o queriam deixar sair para o Barcelona", disse o treinador do Barcelona, em entrevista à estação espanhola 'TV3'.

Mas Guardiola garante que não foi assim.

"Li que se tinha dito isso, sim [que o City não quis vender], mas creio que o Xavi foi mal, muito mal informado. Essa informação está muito longe da realidade. Dissemos que o João [Cancelo] tinha de sair e era indiferente para onde fosse. Não que quisesse ir para o Manchester United, o nosso grande rival. Acima de tudo, ele tem um empresário e os clubes chegam a acordos. Não direi que enganaram o Xavi, mas ele foi mal informado", começou por explicar o treinador do City em Empordà, à margem da sua participação num torneio de golfe para antigos jogadores.

Guardiola diz não saber porque o lateral direito não foi para o Barcelona, mas garante que não "chegou nenhuma oferta" dos culés. A mudança para o Bayern Munique foi uma decisão de Cancelo.

"Foi para a Alemanha porque foi decisão sua e do Bayern. Ninguém do City impediu que fosse para o Barcelona", garante o técnico.

E neste verão, João Cancelo já pode ingressar no Barça? "Isso já depende do Txiki [Begiristain, diretor para o futebol], do jogador, do seu representante e do clube que o queira", atirou.

Depois de meia época no Bayern Munique, os bávaros já avisaram o City que não vão exercer opção de compra sobre o lateral português. Sem espaço no City, João Cancelo poderá finalmente mudar-se para o Barcelona, equipa que procura um lateral ofensivo para a nova época.