O treinador do FC Barcelona Pep Guardiola tem, certamente, o melhor registo entre todos os técnicos da história do futebol que já defrontaram o Real Madrid, ao somar quatro triunfos em outros tantos jogos.

Curiosamente, e ao contrário da história global do confrontos entre as duas equipas, os triunfos foram bem mais claros em Santiago Bernabéu, onde o “Barça” venceu por inacreditáveis 6-2, em 2008/2009, e 2-0, em 2009/2010.

Em Nou Camp, os triunfos foram bem mais complicados e a época passada os anfitriões “só” conseguiram mesmo vencer pela diferença mínima.

A história de Guardiola face ao Real Madrid começou a 13 de Dezembro de 2008, em Barcelona, com um triunfo por 2-0, à 15.ª jornada, mas escrito apenas nos instantes finais.

O camaronês Samuel Eto’o, que um dia os “merengues” desprezaram, inaugurou o marcador aos 83 minutos, e, já nos descontos, aos 90+1, o argentino Lionel Messi sentenciou, com um “chapéu” a Casillas.

O “Barça” maravilhou em 2008/2009, mas o Real Madrid aguentou-se e chegou na corrida ao ceptro à 34.ª ronda, quando recebeu o “Barça” no Santiago Bernabéu.

A 2 de Maio de 2009, os adeptos locais ainda viram o argentino Gonzalo Higuain dar vantagem aos “brancos”, mas o pesadelo chegou rapidamente, com golos do francês Thierry Henry, Puyol e Messi, todos ainda na primeira metade.

Um tento de Sérgio Ramos, aos 56 minutos, ainda devolveu alguma emoção em jogo, mas o FC Barcelona estava imparável e marcou mais três, com Henry e Messi a “bisarem” e o central Piqué a fechar um 2-6... para a lenda.

Na época passada, o primeiro jogo também foi em Nou Camp, a 29 de Novembro de 2009, e o “Barça” só conseguiu marcar um golo, pelo sueco Zlatan Ibrahimovic (56 minutos), ainda assim suficiente para vencer.

À 31.ª ronda, na capital, Guardiola manteve o pleno, e com mais uma vitória categórica, esta selada por Messi (32 minutos), que marcou o seu sétimo tento ao Real Madrid, e Pedro Rodriguez (55).

Em resumo, o jovem técnico dos catalães está 100 por cento vitorioso face aos “merengues”, isto com 11 golos marcados e apenas dois sofridos, ambos fora.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.