O futebolista português João Félix teve hoje um papel determinante na vitória tangencial (1-0) do FC Barcelona na receção ao Las Palmas, ao fazer a assistência para o único golo da partida da ronda 30 da Liga espanhola.

O avançado português entrou aos 56 minutos, a render o jovem espanhol Fermín Lopez, e, três minutos volvidos, tirou um cruzamento perfeito para o extremo brasileiro Raphinha, ex-Sporting e Vitória de Guimarães, que cabeceou para o canto superior esquerdo da baliza visitante.

De resto, João Félix esteve mesmo muito perto de fazer o segundo tento dos anfitriões, aos 78 minutos, com um pontapé que levou a bola à barra da baliza do Las Palmas.

De notar que a equipa insular jogou desde o minuto 24 em inferioridade numérica, por expulsão do guarda-redes Álvaro Vales, com cartão vermelho direto.

Com esta vitória, o FC Barcelona, segundo classificado, passou a somar 67 pontos, aproximando-se, à condição, do líder Real Madrid, com 72, que recebe no domingo o Athletic Bilbau, enquanto o Girona, anfitrião do Bétis, segue em terceiro lugar, com 62.

Nos restantes jogos de hoje, destaque para a vitória do Sevilha no difícil reduto do Getafe, por 1-0, graças a um golo do veterano central Sérgio Ramos, logo aos cinco minutos, e do Osasuna, por 3-0, em Almeria, com o guarda-redes português Luís Maximiano a ter uma tarde complicada ao encaixar três golos.

O Valência, capitaneado pelo português Thierry Correia, que jogou os 90 minutos no lado direito da defesa, não foi além de um ‘nulo’ em casa, perante o Maiorca, com mais um português em ação, Samu Costa, do lado visitante, que entrou aos 35 minutos a render Omar Mascarell.