O futuro de Ilaix Moriba continua envolto em incertezas, após o jovem médio recusar assinar novo contrato com o Barcelona. O possante centro-campista de 18 anos estreou-se na equipa principal culé na época passada, foi tendo minutos e jogos com Koeman mas esta época parece não contar para o técnico holandês. Moriba recusa renovar contrato e até aceita não jogar, à espera de ser vendido.

O jogador foi afastado da equipa principal e nem sequer treina ou joga com a equipa B. Encostado, o médio espanhol de origem maliana pode ficar um ano sem jogar.

Na antevisão do jogo com o Athletic Bilbao, Koeman abordou a situação do jogador.

"Falei com o Illaix há duas ou três semanas, mais como pessoa do que como treinador do Barcelona. A sua situação é péssima porque tem 18 anos, é jovem, podia estar a jogar com a primeira equipa e é o futuro do Barcelona. E agora não joga, não está connosco. Sei o que o clube quer oferecer ao jogador, é o futuro do clube. E o meu conselho é que o dinheiro não é o mais importante, mas sim somar minutos nos jogos. Mas para o jogador e o seu agente, a situação é diferente. Estou desiludido com isto tudo porque, para alguém com 18 anos, o mais importante não deve ser o dinheiro", disse o técnico.

Moriba termina contrato com o Barcelona em junbo de 2022  e agora corre o risco de ficar um ano sem jogar. O Barcelona pretende 15 milhões de euros pelo seu passe, de acordo com a imprensa espanhola. Recentemente o RB Leipzig ofereceu 8 ME mas o Barça rejeitou a oferta.

Numa altura em que o Barcelona tenta vender jogadores para equilibrar as finanças, Ronald Koeman deu a sua opinião sobre alguns deles. O técnico sublinhou que gostaria de continuar com Braithwaite, um dos que pode deixar o clube.

"Sabemos da situação do clube, se há interesse nalgum jogador, vamos ouvir as propostas. Mas Martin Braithwaite está bem, gosto de trabalhar com ele porque é disciplinado, aceita o seu papel de não ser titular sempre. Para mim, tem de ficar porque joga em todas as posições na frente", disse o técnico.

Para o jogo com o Athletic Bilbao, da segunda Ronda de La Liga, Pjanic e Umtiti continuam de fora. O técnico confirmou que o clube está a tentar uma solução para ambos, que passa pela saída. Piquè, que trabalhou limitado, foi chamado.

A situação de Coutinho é diferente: Koeman quer ficar com o brasileiro

"Philippe Coutinho está fora porque precisa de mais uma semana de treinos, de estar com o grupo e ser convocado. Conto com ele porque é um grande jogador. Já no ano passado tinha dito que gostaria de o ter comigo. É importante porque pode jogar no centro do campo, com mais liberdade. Perdemos Messi, temos de ter jogadores com golo e Philippe Coutinho é um desses jogadores", analisou.

Convocados do Barcelona:

- Guarda-redes: Neto, Iñaki Peña, Arnau Tenas;

- Defesasa: Dest, Emerson, Piqué, Lenglet, Eric, Araujo; Alba, Balde;

- Médios: Busquets, De Jong, Pedri, Sergi Roberto, Riqui Puig, Nico, Demir, Gavi;

- Avançados: Griezmann, Memphis, Braithwaite e Manaj

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.