A justiça espanhola condenou hoje o diário francês Le Monde a uma indemnização de 300.000 euros ao Real Madrid e de 15.000 ao FC Barcelona por atentado à honra num artigo de 2006 que evocava a dopagem no futebol.

Em causa está um artigo do jornal francês, de dezembro de 2006, intitulado “Dopagem: o futebol depois do ciclismo”, no qual o Real Madrid e o FC Barcelona são relacionados com o médico espanhol Eufemiano Fuentes, o epicentro da rede de dopagem desmontada na “Operación Puerto”.

O supremo tribunal espanhol confirmou a condenação, em primeira instância e depois no recurso, do jornal Le Monde e do seu jornalista Stéphane Mandard de indemnizar o clube madrileno em 300.000 euros, assim como Alfonso del Corral, diretor do serviço médico do Real Madrid, em 30.000 euros.

O julgado condenou igualmente o diário francês a pagar 15.000 por danos morais ao FC Barcelona, um valor que se explica pelo facto de, no recurso, a equipa catalã não ter especificado o montante da multa.

O tribunal estimou que existiu “um atentado ao direito de honra” e que, apesar do artigo ser “indiscutivelmente de interesse geral”, a informação contida neste não pode ser comprovada, já que as verificações do jornalista foram “insuficientes”.

Na edição de 8 de dezembro de 2006, o jornal francês afirmava que o doutor Fuentes mantinha relações com quatro clubes de futebol espanhóis: Real Madrid, FC Barcelona, Valência e Betis.