Real Madrid e Osasuna encaram a 33ª rodada do campeonato espanhol com um olho na final d Copa do Rei, que vão disputar no sábado, enquanto o Barcelona busca dar mais um passo rumo ao título.

O Osasuna volta a uma final da Taça do Rei pela primeira vez desde que perdeu o troféu com o Bétis em 2005, mas na terça, em Camp Nou, a equipa de Pamplona também continuará a lutar pelo sonho de chegar à zona europeia do campeonato espanhol.

O Barça enfrenta a partida animado após a goleada de 4-0 sobre o Bétis no sábado, o que proporcionou uma nova injeção de animo após o desaire em Vallecas, diante do Rayo Vallecano.

"É um passo muito importante (rumo ao título do campeonato), era vital reagir", disse o técnico do Barça, Xavi Hernández, após o jogo contra o Bétis.

Os 'blaugrana' lideram a LaLiga com onze pontos de vantagem sobre o Real Madrid, quando estão seis jornadas por disputar. Os 'merengues' vão visitar a Real Sociedad que defende o seu quarto lugar no campeonato e a presença na próxima Liga dos Campeões.

Tal como o Osasuna, o gigante da capital viaja a San Sebastián, de olho na final da Taça do Rei, título que não conquista desde 2014. O técnico Carlo Ancelotti reiterou que o Real Madrid continuará a lutar enquanto for possível, embora não esconda que alcançar o Barcelona parece complicado.

Ancelotti já avisou que vai continuar a rodar a equipa na partida contra a Real Sociedad: "Tenho a ideia de poupar jogadores na terça-feira, aqueles que estão cansados". A isto se somam as lesões de Modric, Alaba e Mendy e as suspensões de Camavinga e Vinicius, o que fará Ancelotti recorrer em San Sebastián a atletas menos utilizados.

O Real Madrid tem o Atlético de Madrid a dois pontos de distância. Os 'colchoneros' recebem o Cádiz na quarta-feira e não perdem as esperanças de terminar a temporada na vice-liderança.