A La Liga apresentou no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) uma queixa formal contra a FIFA devido ao novo formato do Campeonato do Mundo de Clubes.

O organismo máximo do futebol mundial anunciou em dezembro passado que a partir de 2025 a competição irá passar a contar com 32 participantes. Os responsáveis da Liga espanhola, liderados por Javier Tebas, consideram que tal reestruturação da prova irá tornar o calendário dos clubes ainda mais carregado e prejudicar também a integridade dos jogadores.

Num documento tornado público esta segunda-feira pelo jornal As, a Liga espanhola aponta o dedo à FIFA, dizendo que esta está a esquecer o efeito real que tal medida terá.

"Só pensa num reduzido grupo de clubes e jogadores, quando o futebol profissional envolve muitos campeonatos profissionais, milhares de clubes e jogadores que não disputam estas competições internacionais", sublinha.

"Estas decisões sobre o calendário, tomadas de maneira unilateral e sem aviso prévio, com a introdução de novos torneios internacionais, danificam de forma irreversível todo o ecossistema do futebol", acrescenta a La Liga.