A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou esta sexta-feira que foi emitida uma resolução que obriga a La Liga, organismo que geres os dois escalões profissionais, a marcar apenas para os sábados e domingos os jogos das três primeiras jornadas dos dois campeonatos.

Em nota divulgada no site oficial, a RFEF revela que a Juíza Única de Competição, Carmen Pérez González determinou a alteração dos dias dos jogos que estavam já marcados para as sextas e as segundas-feiras junto aos fins de semana das três primeiras jornadas, isto depois de Luís Rubiales, presidente federativo, ter levantado esta questão devido as incompatibilidades detetadas entre o calendário e os horários estabelecidos pela La Liga.

Assim, os jogos das duas principais divisões espanholas que estavam marcados para as sextas e segundas-feiras foram alterados, entre eles o Athletic Bilbao-Barcelona que estava marcado para 16 de agosto. O jogo passou para sábado, podendo a liga alterar ainda o seu horário, apesar de ter ficado pré-definido para as 20h45 em Espanha.

Em termos práticos, esta decisão do Juízo Único da RFEF obriga à alteração dos 13 jogos da duas competições, profissionais previamente marcados pela La Liga. Os clubes visados têm agora cinco dias para pedir a alteração dos horários pré-definidos.

Apesar da decisão da federação, a reformulação do calendário das três rondas iniciais do campeonato é ainda provisória, uma vez que será a justiça civil a tomar uma decisão final sobre aquela matéria, devendo pronunciar-se em 07 de agosto.