A Liga espanhola de futebol profissional (LFP) repudiou, em comunicado, os confrontos deste domingo entre adeptos do Atletico de Madrid e Deportivo da Corunha, que provocaram um ferido grave, acrescentando que tentou suspender o jogo, que ainda decorre.

A LFP manifestou “repulsa” pelos confrontos e garantiu que foi “firme na intenção de suspender o jogo, sem que tenha sido possível”.

“O organismo continua a trabalhar com as associações de adeptos, policia e todos os clubes para erradicar a violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância no futebol profissional”, acrescentou a liga espanhola no mesmo comunicado.

O Atlético de Madrid também condenou “energicamente” os confrontos de hoje, que provocaram um ferido grave, em estado crítico numa unidade hospitalar da capital espanhola.

O homem, de 40 anos, sofreu um traumatismo craniano e foi reanimado de uma paragem cardiorrespiratória, depois de ter sido resgatado de um rio, encontrando-se também em estado de hipotermia.

Os confrontos entre os adeptos dos dois clubes ocorreram em várias ruas circundantes ao estádio Vicente Calderon, recinto dos “colchoneros”.

A maioria dos 11 feridos foi assistida no local, com alguns a serem transportados posteriormente para unidades hospitalares próximas.