Apenas dois dias depois da academia de La Masia ter celebrado o seu 44 aniversário, eis que um novo produto da formação do Barcelona começa a dar nas vistas. Marc Guiu, de apenas 17 anos foi decisivo no último jogo do Barcelona diante do Athletic Bilbao ao apontar o golo que deu a vitória à formação catalã.

Com 17 anos, nove meses e dezoito dias, Guiu tornou-se assim no quinto jogador mais jovem a marcar pela equipa principal dos 'blaugrana'. Ao contrário da maioria dos avançados formados em La Masia, que normalmente descaem para os flancos ou recuam no terreno para apoiar o jogo dos médios, Guiu surge como um jogador típico de área, complementando ainda com velocidade, disponibilidade física e capacidade de jogar com os dois pés.

Há poucos meses, Guiu era jogador da equipa de juvenis B do Barcelona, tendo passado para a equipa A após ter tido um bom desempenho no último Europeu sub-17 com a Espanha, tendo alcançado as meias-finais e partilhado o título de melhor marcador da prova com o colega de equipa Lamine Yamal e com os alemães Robert Ramsak e Paris Brunner.

Após cinco golos marcados pela equipa de juvenis, o jovem avançado chegou ao Barcelona Atlètic, equipa B dos 'culés', e que disputa o terceiro escalão do futebol espanhol. Guiu acabou por ser chamado por Xavi Hérnandez para o jogo diante do Girona, onde ficou no banco de suplentes.

Finalmente diante do Athletic Bilbao, o avançado espanhol teve a sua primeira oportunidade e precisou de menos de um minuto para causar impacto. No final da partida, Xavi deu os parabéns a Guiu e sublinhou a importância dos produtos da formação para a sua equipa.

"Marc, um miúdo da formação, fez a diferença para nós. Estou feliz por ele e pelos três pontos, que são muito importantes. Pensei nele porque tem golo, faísca, e gosto dele pessoalmente. Não tenho problema nenhum em olhar para dentro de casa. Muito pelo contrário. Devolvo a confiança que me deram quando eu tinha 17 ou 18 anos", disse o técnico espanhol.