Messi comunicou ao final da tarde de terça-feira, através de um 'burofax', a intenção de exercer uma cláusula que lhe permite deixar o Barcelona no final de cada temporada, manifestando assim a intenção de deixar o seu clube de sempre. A notícia correu o mundo, preencheu noticiários, fez as manchetes dos jornais e não se fala de outra coisa, questionando-se qual será o futuro do astro argentino.

Mas aquela que será, talvez, a questão mais mais importante no meio de tudo isto, ainda pouco ou nada abordada: o que é que é, afinal de contas, um 'burofax'? Se, como nós, ficou curioso quando ouviu o termo, fique descansado...o SAPO Desporto explica-lhe o que é.

Um 'burofax', ao contrário daquilo que o nome podia dar a entender, não tem, no fim de contas, nada a ver com um fax. Trata-se, simplesmente, de um serviço para envio de documentos entre duas partes. Uma espécie de carta registada, cujo rastreamento é efetuado por uma terceira parte, normalmente os correios. O seu envio é, atualmente, feito por norma pela internet, servindo como uma notificação extrajudicial.

"Burofax nada mais é do que uma Carta Registada com Aviso de Receção por Mão Própria. É um serviço que existe na Espanha para entrega de documentos e onde uma terceira pessoa, no caso os Correios, certificam o que está escrito no documento e o recebimento do mesmo", esclarece Fernando Kallás, jornalista brasileiro radicado em Espanha, na sua conta no Twitter.

O nome do documento faz referência a um fax porque, quando foi criado, antes de ser enviado como uma carta com aviso de receção era enviado um fax dos correios para o destinatário.

O 'Burofax' é, hoje em dia, um elemento comum em notificações oficiais em Espanha, sendo frequentemente indicado no próprio vínculo assinado entre as partes como o meio para fazer este tipo de comunicados entre as partes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.