O Mediacoach pode não fazes passes de morte ou marcar golos, nem ter o ambiente dos balneários ou fazer as manchetes dos principais jornais, mas tornou-se numa das armas mais valiosas do arsenal de todas as equipas que disputam a a Liga Espanhola

Esta ferramenta pode ser fundamental na corrida pelo título da La Liga, dada a importância que tem para clubes como Real Madrid e Barcelona, emblemas que se enfrentam este sábado, 10 de abril, no El Clásico. Um jogo de importância mundial e que, esta temporada, pode ser decisivo na luta pelo título

Mas, afinal, o que é Mediacoach?

Mediacoach-El Clásico
Mediacoach-El Clásico créditos: LaLiga

Mediacoach é um sistema completo de análise de vídeo e dados, criado pela Liga Espanhola na temporada 2009/2010. Os 42 clubes profissionais de Espanha - La Liga Santander e La Liga SmartBank - têm à sua disposição os resultados produzidos por este software e utilizam os dados para, entre outras coisas, melhorar o desempenho e a segurança dos jogadores, bem como a competitividade dos jogos. Atualmente, a ferramenta tem mais de 600 utilizadores, incluindo não apenas analistas, mas também treinadores das equipas A e B dos clubes, diretores desportivos, preparadores físicos e muitos outros ligados ao desporto-rei.

Através de 'eventos' (contando cada uma das ações técnico-táticas) e as câmaras de rastreamento de última geração (rastreando os movimentos de todos os jogadores e também da bola), qualquer detalhe imaginável é recolhido antes, durante e depois da partida. Só na temporada 2019/2020, mais de um milhão e meio de videoclipes das 129 ações técnico-táticas mais relevantes de cada jogo foram criados pela Mediacoach.

Cada jogo tem quatro fontes de vídeo (câmara tática calibrada, panorâmica, radar e TV) e as equipas têm à sua disposição um relatório cumulativo de 150 páginas por jornada. Isso é 'Big Data', que já é uma parte fundamental do futebol hoje em dia. E através da Mediacoach, influencia direta e decisivamente a preparação e o desenvolvimento de cada jogo. Como será o caso no El Clásico deste sábado.

Assim, até seis dias antes do El Clásico, as equipas técnicas de Zidane e Koeman têm à sua disposição o Relatório Pré-jogo de 24 páginas, que oferece as estatísticas mais completas sobre o rival nos últimos quatro jogos. Através de uma sessão presencial, analistas e técnicos estudam e analisam cuidadosamente as métricas de desempenho que podem ajudá-los a construir uma estratégia para vencer o tão importante embate.

Isso inclui características do estilo de jogo do adversário, uma classificação de eficácia e eficiência ao atacar e defender, estatísticas individuais dos jogadores, níveis de condicionamento físico e muito mais. No total, o Mediacoach oferece centenas de pontos de dados que podem ser usados para determinar as ameaças e fraquezas que o oponente apresenta. A equipa que melhor analisa esses dados já entra em campo em vantagem.

Criação de planos de treino a partir de dados

Mediacoach: Criação de planos de treino a partir de dados
Mediacoach: Criação de planos de treino a partir de dados créditos: LaLiga

Uma vez que o plano de jogo é decidido, enquanto os treinadores dirigem as tarefas em campo em cada sessão de treino, o resto da equipa técnica continua a analisar o rival, investigando qualquer detalhe que possam ter a seu favor.

Utilizando as ferramentas Mediacoach Desktop e Mediacoach Vision, realizam uma exaustiva análise de vídeo, considerando todos os aspetos técnicos e táticos, para simular e antecipar o que vai acontecer no jogo. "Mister, descobrimos uma maneira de quebrar a defesa alta: veja como o adversário fez isso neste jogo", por exemplo. Essas ferramentas de análise de vídeo permitem simular qualquer situação de jogo. Os analistas observam a abordagem do adversário nas bolas paradas do adversário, como eles constroem os seus ataques, que posições os jogadores-chave ocupam e quem mais contribui para o desempenho coletivo da equipa.

Ao mesmo tempo, usando os Relatórios Acumulados do Mediacoach como se fosse um tabuleiro de xadrez, as equipas ensaiam diferentes jogadas com base nos jogadores que preveem que iniciarão o jogo - ou que poderão sair do banco. Existem cenários com base no fato de um jogador específico estar em campo, ou se um determinado sistema tático é usado, ou se o oponente começa o jogo a um ritmo acelerado.

Dados de jogo em tempo real

Mediacoach: Dados de jogo em tempo real
Mediacoach: Dados de jogo em tempo real créditos: LaLiga

Mas o Mediacoach não é muito útil apenas antes dos jogos, mas principalmente durante as partidas, em tempo real. Para se manter atualizado, a equipa técnica de Zidane e Koeman usa o Mediacoach Live e o Mediacoach Mobile. As duas aplicações para tablet e smartphone permitem monitorar todas as métricas de desempenho individuais e coletivas, com dados capturados até 25 vezes por segundo. Nenhum detalhe é descurado.

Os dados são colocados ao serviço do treinador como se fosse um centro de controle da Fórmula 1, utilizando painéis de dados já criados. Jogadores a correr mais rápido do que 24 km/h, mapas de calor dos oponentes com e sem posse, o número de passes sob pressão, percentagem de sucesso em duelos aéreos, velocidade do jogador dentro e fora da posse… há uma gama infinita de parâmetros que pode ser visto.

Isso também permite que os treinadores físicos monitorem lesões e recomendem substituições. Quando um jogador ou uma equipa atinge um valor pré-definido, um alerta é acionado: por exemplo, no 72º minuto da partida o Mediacoach Live pode alertar o fisioterapeuta que um determinado jogador ultrapassou a sua distância média percorrida em alta intensidade. Isso é imediatamente partilhado com o técnico para que ele possa tomar a decisão que considerar mais adequada.

A câmera tática

Mediacoach: A câmera tática
Mediacoach: A câmera tática créditos: LaLiga

Além de fornecer esses dados em tempo real, o Mediacoach oferece um sinal de vídeo adicional da Câmara Tática, que é uma câmara ampla que permite aos treinadores acompanhar a partida ao vivo, assistir novamente a um momento específico, analisar o posicionamento tático em cada fase do jogo e avaliar os espaços disponíveis que podem ser explorados.

Tudo isso mantendo contato permanente com a equipa que acompanha o jogo nas bancadas, aproveitando esse ponto de vista para comunicar ao treinador as novidades.

Análises pós-jogo

Mediacoach: Análises pós-jogo
Mediacoach: Análises pós-jogo créditos: LaLiga

Mesmo após o resultado do El Clásico ser conhecido, a Mediacoach continua a ser útil. Em poucos minutos os técnicos de ambas as equipas receberão os Relatórios Pós-jogo, compostos por 56 páginas com gráficos, rankings e estatísticas que resumem o que aconteceu durante os 90 minutos. É um raio-X completo para ajudar a analisar o que acabou de acontecer.

Somando-se a essa análise quantitativa, o Mediacoach Desktop e o Mediacoach Vision dividirão automaticamente o jogo em milhares de videoclipes nos quais cada uma das ações técnico-táticas pode ser visualizada: de reviravoltas que levaram a golos a posições defensivas que fecham no ataque, a ataques que levaram a remates em direção à baliza. Tudo isso será usado para reanalisar o plano de jogo e determinar as áreas a serem melhoradas.

Por outro lado, todos esses dados serão usados para criar o Relatório Pré-jogo para o próximo encontro, onde todo o processo começa novamente. Este é o sistema que é utilizado por todos os clubes da La Liga ao longo da temporada: um ciclo virtuoso de novos dados que ajudam na preparação individual e, ao mesmo tempo, trazem valor acrescentado ao futebol espanhol.

Insights de média

Mediacoach: Insights de média
Mediacoach: Insights de média créditos: LaLiga

Mas não são apenas as duas equipas que se preparam para o El Clásico. O Mediacoach também oferece um Relatório de Média de 14 páginas para jornalistas e comentadores desportivos de parceiros de transmissão da La Liga, com enfoque nos aspetos mais notáveis do jogo e entregando-o em um formato amigável à imprensa. Isso inclui estatísticas frente a frente, explorando onde as equipas podem ter uma vantagem, os principais jogadores a serem seguidos e porquê.

Os jornalistas e comentadores encontrarão informações como: o avançado que precisa de menos remates para marcar frente ao defesa que bloqueia mais remates. Outros exemplos podem incluir o jogador que recupera mais a posse de bola, os alas com os sprints mais rápidos registados ou o jogador com a maior precisão de cruzamento. Munidos dessas informações, os jornalistas estruturam os seus trabalhos antes da partida ou criam dados para partilhar durante a transmissão.

Quando o duelo começa, o Mediacoach também fornece à equipa audiovisual da La Liga estatísticas e dados de posição que podem ser convertidos em gráficos 3D avançados adicionados à transmissão da partida.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.