O internacional argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, é o futebolista mais mediático do Mundo pela quarta época consecutiva, à frente do português Cristiano Ronaldo, segundo um estudo da Universidade de Navarra.

Messi recolhe 28,8 pontos, enquanto Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, tem 20,7 pontos e surge como o segundo jogador mais mediático a nível mundial.
Este é o sétimo estudo anual dedicado ao valor mediático no futebol e é elaborado pelo professor de economia Francesc Pujol, da Universidade de Navarra.

Na classificação, surge em terceiro lugar o avançado costa-marfinense Didier Drogba, futebolista que se sagrou campeão europeu com o Chelsea, e que se encontra oito pontos abaixo de Cristiano Ronaldo.

De acordo com Francesc Pujol, «dirimir de maneira quantitativa quem gera maior interesse nos media não é apenas uma questão de orgulho para os clubes e adeptos, já que o mais mediático nas últimas quatro épocas também é o melhor do mundo da FIFA».

O valor mediático é calculado pelo número de vezes em que aparecem na imprensa os jogadores das cinco grandes ligas europeias ao longo da temporada, segundo explicou a Universidade de Navarra.

O mesmo estudo indica que o FC Barcelona é a equipa mais mediática, com 103 pontos, seguido do Real Madrid, com 79,5, e do Chelsea, com 63, cujo título europeu lhe permitiu passar da sexta para a terceira posição na atual temporada.