Lionel Messi ajudou hoje o FC Barcelona a superar um susto inicial para vencer por 2-1 na visita a Sevilha e a manter a diferença pontual para o líder Real Madrid, na Liga espanhola de futebol.

Pressionados pelo triunfo do Real Madrid, horas antes, diante do Leganés (3-0), os catalães entraram melhor, com Luis Suárez a testar os reflexos do guarda-redes Sergio Rico logo aos dois minutos, mas não conseguiram evitar o golo de Victor Vitolo, aos 15.

Em desvantagem frente à equipa de Daniel Carriço, o ‘Barça’ valeu-se do seu génio criativo: primeiro, Lionel Messi despertou uma primeira parte adormecida, rematando para o fundo da baliza, aos 43 minutos, e depois tornou-se num quebra-cabeças para a defesa sevilhana.

Depois de estar perto do segundo golo por duas vezes, o argentino acabou por ‘resolver’, assistindo Luis Suárez para o 2-1, aos 61 minutos.

O FC Barcelona bem pode agradecer a Messi, que divide a liderança da lista de melhores marcadores com Suárez (ambos têm oito golos) e que hoje marcou o seu golo 500.º pelos 'blaugrana' (em jogos oficiais e particulares), a vitória e a manutenção das diferenças para o Real Madrid, enquanto o Sevilha, com 21 pontos, fica em quinto.

Os catalães continuam a dois pontos dos seus arquirrivais, que somam 27, no rescaldo de uma 11.ª jornada em que o Valência se afundou ainda mais na tabela ao perder por 2-1 com o Celta de Vigo, num jogo em que o português Nani desperdiçou três oportunidades de golo.

Os visitantes até começaram melhor, com Daniel Parejo a não desperdiçar uma grande penalidade, aos 32 minutos, mas ainda antes do intervalo já os galegos tinham chegado ao empate, com um golo de Facundo Roncaglia, aos 43.

Já em períodos de descontos da primeira parte, Nani, que acompanhou João Cancelo no ‘onze’ do Valência, obrigou Ruben Blanco a uma grande defesa. Mas as ocasiões desperdiçadas pelo português não ficaram por aí, repetindo-se aos 65 e 68 minutos.

Incapazes de aproveitar as oportunidades, os valencianos acabaram por sofrer o segundo golo, aos 77 minutos, por obra de John Guidetti, e caíram para a 15.ª posição de ‘La Liga’, com 10 pontos.

O Celta de Vigo, por sua vez, está no oitavo lugar, com 17 pontos, os mesmos que o sétimo classificado, o Athletic Bilbau que hoje empatou a zero com o Espanyol.

Os catalães estão na 13.ª posição, com 12 pontos, sendo seguidos na tabela pelo Bétis, que hoje perdeu com o Villarreal por 2-0.

Longe dos holofotes, concentrados nos ‘suspeitos do costume’, o Villarreal continua paulatinamente a assumir-se como um sério candidato aos postos cimeiros da Liga espanhola.

Hoje, os golos de Trigueros (22) e Soriano (53), foram suficientes para o ‘submarino amarelo’ consolidar o terceiro lugar do campeonato, com 22 pontos, menos cinco do que o líder Real Madrid e menos três do que o ‘vice’ FC Barcelona.