Xavi não tem dúvidas: José Mourinho não tem lugar na história do futebol enquanto alguém que contribuiu para o seu desenvolvimento. Para o médio do Barcelona, é o técnico dos catalães, Pep Guardiola, que já garantiu um lugar ao lado de 'mitos' como Johan Cruyff, Arrigo Sacchi ou Alex Ferguson.

"Para se ficar na história do futebol é preciso fazer-se alguma coisa de diferente. Guardiola renovou o nosso futebol e por isso ficará na história, assim como Sacchi, Ferguson ou Cruyff. Mourinho ganhou a Champions, mas do que se fala é do futebol do Barça. Ele ganha, mas não traz nada de novo ao futebol, apenas a questão da motivação, onde admito que ele é muito bom", disse o 'cérebro' do futebol do Barcelona, nomeado para a Bola de Ouro da FIFA, acrescentando: "Mourinho não vai ficar na história, Guardiola sim".

As críticas de José Mourinho às arbitragens e as frequentes polémicas rodeando o treinador português passam ao lado de Xavi. "O que diz na imprensa não é importante. O que é importante é quando o árbitro apita", frisou.

O Barcelona comanda a Liga espanhola com dois pontos de vantagem sobre o Real Madrid, de José Mourinho.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.