O avançado do Real Madrid Karim Benzema, eleito o melhor jogador francês em 2011, elogiou hoje José Mourinho, ao dizer que este o ajudou a soltar a raiva que tinha dentro de si para se tornar num melhor futebolista.

«A raiva estava cá dentro, mas ele conseguiu que eu a pusesse cá para fora, `picando-me´ para me provocar. Agora sinto, realmente, raiva e dou tudo em campo», assegurou Benzema em declaração à revista francesa France Football, que o elegeu melhor futebolista gaulês do ano, à frente do defesa do FC Barcelona Eric Abidal e do guarda-redes do Lyon, Hugo Lloris.

O avançado do Real Madrid, que terminou a época passada com 26 golos marcados, e já soma 16 na atual, disse que manteve «um cara a cara com Mourinho» no início de 2011, que «mudou muitas coisas».

Benzema referiu ainda que «não estava acostumado» a falar assim com os treinadores e que «tinha ‘ganas’ de discutir com José Mourinho» para saber o que ele, realmente, esperava dele. Na sequência dessa conversa, que teve o condão de o fazer «retomar o bom caminho», percebeu que o treinador português «sempre teve confiança» no seu jogo.

A discussão entre ambos decorreu após uma crítica pública de José Mourinho a Benzema, ao dizer que este «não tinha fome de golo». Todavia, o avançado lembrou, na entrevista ao France Football, que essa crítica surgiu numa altura em que «estava a contas com uma pubalgia e psicologicamente afetado pela desastrosa campanha da seleção francesa» no Mundial da África do Sul.

Para Benzema, de 23 anos, contratado pelo Real Madrid ao Lyon por 35 milhões de euros, a sua relação com Mourinho atingiu outro patamar depois de resolvidos todos os equívocos entre ambos.

«Mourinho é tão exigente comigo quanto o é com todos os outros jogadores. Sei que me aprecia e que acredita nas minhas capacidades», referiu o ponta de lança do Real Madrid, elogiando a forma como o treinador português «gere as relações humanas» e manifestando a convicção de que ele «jamais trairá o grupo».

Além da relação com Mourinho, Benzema referiu-se, também, às suas ambições pessoais, que passam por «ganhar títulos com o Real Madrid e vencer o troféu Bola de Ouro», objetivos que o «motivaram a assinar» pelo grande clube espanhol e que «espera alcançar».