Tata Martino já foi confirmado como novo treinador do Barcelona. O argentino chega proveniente da Argentina, naquela que é a sua primeira experiência fora da América do Sul.

Gerardo "Tata" Martino nasceu em Rosário, na Argentina, em 1962. Como jogador, foi um médio excecional, um símbolo do Newell´s Old Boys de Rosário, onde jogou durante 16 épocas seguidas, tendo ganho quatro títulos de campeão da Argentina, um deles sob o comando de Marcelo Bielsa.

Retirou-se dos relvados em 1996 e, dois anos depois, abraçava a carreira de treinador, a sua grande paixão. Depois de ter treinado equipas de divisões inferiores, emigrou para o Paraguai onde começou a ter sucesso, tendo ganho sete campeonatos daquele país aos comandos do Libertad e do Cerro Porteño.

Voltou para a Argentina para treinar o Unión de Santa Fé mas o trabalho feito no Paraguai não passou despercebido à Federação que o chamou para dirigir os "Guaranis" em 2006, tendo conseguido levar a seleção paraguaia aos quartos-de-final do Mundial 2010, perdendo para a Espanha. Um ano depois viria a perder a final da Copa América para o Uruguai.

Depois de abandonar a seleção paraguaia, Tata Martino "pegou" no Newel´s Old Boys, que estava à beira do abismo. Evitou a descida de divisão da equipa e no ano seguinte foi campeão, levando o clube de Rosário às meias-finais da Taça Libertadores, perdida no início de julho para o Atlético de Minas Gerais, nos pénaltis, depois de vencer em casa por 2-0 e perder fora pelo mesmo resultado.

Comparado a Marcelo “O Louco” Bielsa

Na Argentina é descrito como um treinador metódico, estudioso, amante do futebol bonito, tal como Bielsa, que foi fundamental na sua formação como treinador. Tal como Bielsa "O Louco", Tata acredita que o futebolista tem um papel muito mais determinante que o treinador. Mas para ganhar jogos é preciso ter jogadores com talento e personalidade para os grandes jogos. Porque, acredita Martino, são eles que decidem os jogos.

Mas a comparação com Bielsa não se fica pelo futebol bonito. Ambos nasceram em Rosário, jogaram e treinaram a mesma equipa, sendo que Martino terá deixado a sua marca de forma diferente, ao ser considerado o melhor jogador da história do Newel´s Old Boys.

"Tata" e o tiki-taka: um casamento perfeito

Gerardo "Tata" Martino é descrito no seu país como um treinador resultadista mas que se preocupa com a estética do jogo. Respeita as individualidades mas aprecia mais o futebol coletivo. Prepara as suas equipas para que sejam elas a mandar no jogo, a marcar o ritmo, deixando o adversário a correr atrás da bola. Gosta que as suas equipas tenham intensidade e joguem com agressividade, principalmente quando perdem a bola, para recuperá-la o mais cedo possível.

O Newell´s foi uma das equipas que menos remates concedeu aos adversários. Esta virtude defensiva advém da pressão exercida sobre os adversários assim que perde a bola. Uma ideia que se fundamenta no Barcelona de Pep Guardiola.

No Barcelona, Tata Martino irá encontrar Lionel Messi, astro argentino que é fã do treinador agora contratado pelos catalães e que já elogiou o seu trabalho no Newell´s. Martino é um dos ídolos do pai de Messi, que admirava as suas capacidades em campo.

Martino assinou um contrato de dois anos e será o quarto treinador argentino da história do FC Barcelona, sucedendo a Roque Olsen, Helenio Herrera e César Luis Menotti.