Com muitos pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Barcelona entra na segunda volta com um plano. O clube 'blaugrana' quer garantir a conquista do título o mais cedo possível, para que os jogadores possam pensar numa participação no Mundial 2018, na Rússia.

Segundo avança o jornal espanhol Sport, O Barcelona tem 19 pontos de vantagem sobre o Real Madrid, sendo que tem uma vantagem de 11 e 9 pontos perante o Valência (2º classificado) e o Atlético de Madrid (3º classificado), respetivamente.

Nunca na liga espanhola o Barcelona estava numa situação tão privilegiada, fruto de uma primeira volta quase perfeita em que não perdeu uma única partida. De 57 pontos possíveis, o clube 'culé' apenas deixou escapas seis pontos.

Assim, no arranque da segunda volta, o Barcelona pega na calculadora e pensa o que pode fazer para garantir o título espanhol. Os responsáveis catalães sabem que têm "70%" da liga espanhola ganha e querem dar o empurrão final para a vencer.

O calendário também pode ser privilegiado para o emblema espanhol, visto que os jogos de maior dificuldade serão realizados em Camp Nou: recebe o Atlético Madrid, o Athletic Bilbau, o Valência, o Villarreal e o Real Madrid e só tem de se deslocar ao campo do Sevilha e do Celta de Vigo, clubes que, na teoria, serão mais complicados.

Deste modo, a ideia do Barcelona é ganhar a liga o quanto antes, nomeadamente quando faltarem sete jornadas para a sua conclusão. Se conseguir cumprir este plano, o Barcelona pode ser campeão a meio de abril, sendo que apenas teria de se preocupar com os jogos da Taça da Rei e da Liga dos Campeões.

Com o calendário em mãos, a meio de abril, o Barcelona já poderia estar qualificado para a final da Taça do Rei e nas meias-finais da Liga dos Campeões. Apesar do foco ser a liga, o Barcelona não descura as duas competições, visto que a conquista de um triplete motiva e muito o balneário.

Desde metade de abril até ao início do Mundial, onde devem participar muitos jogadores do Barcelona, há dois meses em que será o momento para baixar a pressão, recuperar forças e administrar esforços para as competições que faltam. O balneário 'culé' sabe que esta é a maneira ideial para dar o melhor pelo clube e focar-se no Mundial, onde alguns deles têm esperança de vencer a competição, caso de Messi (Argentina), Umtiti e Digne (França), Piqué, Sergi Roberto, Busquets, Iniesta e Jordi Alba (Espanha) e Ter Stegen (Alemanha).