Poucos guarda-redes se podem orgulhar de apenas terem sofrido golos de Ronaldo a partir da marca de onze metros. Oblak é um deles e este sábado terá Cristiano Ronaldo pela frente pela oitava vez. Só sofreu um golo do craque português e foi de penálti.

O Atlético Madrid de Simeone baseia o seu sucesso na defesa. Os colchoneros são a segunda defesa menos batida da Liga Espanhola, com oito golos encaixados (melhor só o Villarreal que tem sete) e este sábado tentará manter essa cifra, no dérbi de Madrid frente ao Real.

Se de um lado estará uma defesa de betão, do outro lado há um trio de ataque que vem fazendo estragos nas defensivas contrárias. O tridente BBC, formado por Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo, mete respeito a qualquer um mas não tanto ao Atlético Madrid.

Neste encontro, Cristiano Ronaldo terá pela frente uma das suas ´bestas negras`. O português tem sentido imensas dificuldades para marcar frente aos colchoneros nos últimos anos, graças também a Jan Oblak, guarda-redes do Atlético. Os dois já se cruzaram sem sete ocasiões e só por uma vez o português logrou marcar ao esloveno. Foi no encontro da segunda-mão dos oitavos-de-final da Copa do Rei, de 2014/2015, a 15 de janeiro de 2015. O jogo acabou 2-2, com os colchoneros a seguirem em frente, depois de terem vencido por 2-0 no Vicente Calderon.

Ao todo, o craque português já defrontou Oblak no Atlético em sete ocasiões: dois jogos na Liga, três na Champions e dois na Taça do Rei.

Mas no dérbi de Madrid tudo pode mudar. Ronaldo chega ao encontro com a moral em alta, depois de ter bisado na goleada de Portugal frente a Letónia, em jogo de apuramento ao Mundial2018. O português fez ainda um hat-trick frente ao Alavés, na última saída dos merengues na Liga Espanhola. Ao todo, leva cinco golos na Liga Espanhola, e ainda mais dois na Liga dos Campeões (frente ao Sporting e Dortmund).

Já Oblak poderá ter a confiança em baixo, depois de ter encaixado golos nos últimos quatro jogos do Atlético Madrid para a Liga Espanhola (Granada, Sevilla, Málaga e Real Sociedad). Algo que nunca havia acontecido com o esloveno desde que chegou ao Vicente Calderon, proveniente do Benfica.

O jogo é de capital importância para o Atlético, que ocupa o 4.º lugar da Liga Espanhola com 21 pontos, menos seis que o Real Madrid. Daí ser imperioso vencer. Já os merengues, em caso de vitória, darão uma machada forte nas aspirações do título do rival, já que deixariam o Atlético a nove pontos. O Barcelona irá estar atento a este duelo já que pode saltar para a liderança, caso vença o seu jogo e o Atlético derrote o Real.

O Atlético Madrid - Real Madrid, da 12.ª jornada da Liga Espanhola, está marcado para às 19h45 deste sábado, no Vicente Calderon.