O Governo de Navarra decidiu retirar o subsídio de 1,4 milhões de euros ao Osasuna, da Liga espanhola de futebol, quantia que será empregue no financiamento das políticas sociais da comunidade.

A retirada do apoio financeiro foi comunicada hoje pelo conselheiro de políticas sociais da Região, Jesus Pejenaute, ao novo presidente do Osasuna, Miguel Archanco, na primeira reunião formal desde a recente tomada de posse do cargo por parte de ambos, informa o Governo de Navarra em comunicado.

O conselheiro transmitiu a Archanco que se trata de uma medida temporária e que, em virtude da conjuntura económica, nos próximos orçamentos poderá ser retomado o financiamento direto ao clube.

Ainda assim, o conselheiro adiantou que o Executivo de Navarra está disposto a estudar com o Osasuna uma alternativa de apoio público ao clube distinto do subsídio.

Pejenauto mostrou o seu “desagrado” por ter que anunciar uma medida deste tipo, consciente do apoio que o Osasuna recebe de toda a comunidade navarra e pelo facto de tratar-se de um clube de referência para o desporto da região.

Apesar do anúncio, o responsável manifestou que o Governo de Navarra tem que ter prioridades nos gastos num contexto de contenção e ajuste das contas públicas, pelo que solicitou a compreensão dos adeptos do desporto em geral e dos sócios do Osasuna, em particular.