O presidente do Barcelona anunciou esta quarta-feira a marcação de eleições antecipadas para os órgãos sociais do clube, que se deveriam realizar apenas em junho de 2016, na sequência dos recentes problemas internos vividos no emblema catalão.

"Peço aos candidatos que se apresentem durante este período (até ao final da temporada), até chegar à campanha, com fair-play, apoiando a equipa. O mais importante é que consigamos êxitos desportivos", começou por dizer Josep María Bartomeu em conferência de imprensa esta quarta-feira.

"Já tinha dito em janeiro do ano passado que tinha a intenção de terminar o mandato em 2016. Este clube precisa de estabilidade e tranquilidade e que os mandatos se cumpram. As pessoas votam num programa e num projeto, mais do que em pessoas. Consideramos desproporcional esta tensão em torno do clube. Esta decisão foi tomada por mim (de convocar eleições antecipadas), ainda que a tenha partilhado com os membros da direção. Tenho o apoio de todos e sou eu quem deve tomar as decisões", acrescentou o presidente do Barcelona.

Bartomeu, que foi eleito presidente do FC Barcelona em janeiro de 2014, justificou a antecipação do ato eleitoral com a necessidade de “aliviar a tensão que se vive no clube”, que considerou “desproporcionada e desajustada da realidade”.

O presidente do clube catalão sucedeu no cargo a Sandro Rossell, que se demitiu na sequência da controvérsia provocada pela contratação do avançado internacional brasileiro Neymar, que levou a que o FC Barcelona enfrentasse acusações de fraude fiscal.

O mandato da atual direção deveria terminar apenas em 2016, mas Bartomeu tem sido fortemente criticado nas últimas semanas, depois de ter sido rejeitado o recurso do FC Barcelona contra o impedimento de inscrever novos futebolistas, imposto devido a irregularidades na contratação de jogadores menores.

Na segunda-feira, o Barcelona despediu o diretor desportivo, Andoni Zubizarreta, ao que se seguiu a demissão do seu adjunto, Carles Puyol, antigo capitão da equipa de futebol, em solidariedade com o superior hierárquico.

(Artigo atualizado às 17h08)

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.