O campeão Real Madrid manteve-se hoje a dois pontos na perseguição ao líder FC Barcelona, após regressar aos triunfos na receção ao Cádiz, por 2-1, no fecho da 14.ª jornada da Liga espanhola de futebol.
Três dias depois do desaire no campo do Rayo Vallecano (3-2), que marcou a primeira derrota na prova e a perda do primeiro lugar, o Real Madrid bateu o penúltimo classificado com golos do defesa brasileiro Edér Militão (ex-FC Porto), aos 40 minutos, e do alemão Toni Kroos, aos 70.
O Cádiz ainda reduziu aos 82 minutos, por Lucas Perez, mas o emblema da capital espanhol manteve a vantagem até final.
Isto significa que o Real Madrid segue no segundo posto com 35 pontos, a dois do FC Barcelona, que lidera e que nesta ronda foi vencer ao campo do Osasuna, por 2-1.
Nesta fase da competição, a diferença do segundo classificado para o terceiro, agora ocupado pela Real Sociedad, já vai em nove pontos, o que aponta que será uma luta entre catalães e 'merengues' pelo título.
Nos outros jogos de hoje, o Celta Vigo, do técnico português Carlos Carvalhal, empatou a zero no campo do Rayo Vallecano e saiu da zona de descida.
Após a derrota caseira com o Osasuna na estreia (2-1), o técnico luso somou o segundo encontro sem vencer, mas mesmo assim o resultado foi suficiente para fugir aos lugares de despromoção, piorando ainda mais a crise do Sevilha, que caiu para a zona ‘proibida’.
Gonçalo Paciência foi aposta de Carvalhal no Celta, mas acabou rendido aos 65 minutos pelo veterano Iago Aspas.
O Celta segue no 17.º posto, agora com 12 pontos e em igualdade com o Espanyol, e à frente do Sevilha, 18.º com 11.
No Mestalla, o português André Almeida abriu caminho à vitória do Valência na receção ao Betis (3-0), de Rui Silva e William Carvalho, que ficou impossibilitado de subir ao terceiro lugar da prova, num encontro em que todos os golos foram alcançados durante a segunda parte.
Aos 63 minutos, de livre direto, André Almeida não deu hipóteses ao seu compatriota Rui Silva e abriu caminho ao triunfo do Valência, consolidado por Guillamón, de grande penalidade, aos 81, e pelo neerlandês Justin Kluivert, aos 90+3. Foi o segundo golo do jogador luso na época de estreia na 'La Liga'
Tal como o antigo médio do Vitória de Guimarães, Thierry Correia foi titular no Valência, enquanto Rui Silva e William tiveram igual estatuto no Betis.
A formação de Sevilha ficou reduzido a 10 unidades aos 61 minutos, por expulsão de Edgar González.
Com este desaire, o Betis falhou a oportunidade de se isolar no terceiro lugar e segue no grupo de quarto classificados com Atlético Madrid e Athletic Bilbau, todos com 24 pontos, a dois da Real Sociedad.
Por seu lado, o Valência é 11.º classificado com 19 pontos.
Esta foi a última jornada da Liga espanhola antes da interrupção para o Mundial2022, que vai decorrer de 20 de novembro a 18 de dezembro no Qatar.
Comentários