Ainda com a eliminação da Champions 'fresca', o Real Madrid arrancou um triunfo 'a ferros' frente ao Ath. Bilbao, só se conseguindo salvar com um tento marcado, já em tempo de compensação, da autoria de Valverde.

Os bascos estiveram quase sempre na expetativa e em bloco baixo, com o Real Madrid com muita bola e sempre com iniciativa. Vini Jr. ainda desbloqueou as contas, ao minuto 80, mas o lance foi invalidado por fora de jogo de Endrick.

Mas o que é certo é que os merengues conseguiram mesmo chegar ao triunfo, com um tento apontado ao minuto 90+3. Remate muito potente, e de primeira, a alojar-se no ângulo da baliza de Unai Simon e que a desbloqueou o marcador.

Com este resultado, o Real Madrid soma agora 69 pontos e encontra-se agora a quatro pontos do Barcelona, isto a seis jornadas do final do campeonato. O Ath.Bilbao é quarto classificado.

Erros defensivos e decisões tomadas com o recurso ao VAR resultaram na anulação de três golos ao Villarreal e ‘seguraram’ o empate 2-2 na receção à Real Sociedad, que continua na luta pelo acesso à Liga Conferência.

A equipa orientada por Marcelino García foi claramente superior, mas as suas fragilidades defensivas, exploradas por Mikel Oyarzabal, autor dos dois golos, a sua falta de determinação no ataque e algumas decisões do VAR impediram a vitória.

O Villarreal, na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, chegou à vantagem por Jeremy Pino, aos sete minutos, a Real Sociedad deu a volta com dois golos de Oyarzabal, aos 19, de penálti, e aos 49 minutos, e Ayoze Pérez fixou o empate, aos 60.

A Real Sociedad segue no nono lugar, com 42 pontos, a dois do Maiorca, sétimo, em lugar de acesso à Liga Conferência, enquanto o Villarreal é quinto, com 52, com quatro de vantagem sobre o Betis, sexto.

Na luta pela fuga aos lugares de despromoção, Sevilha e Alavés empataram 1-1, no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, com os donos da casa a chegar à vantagem por Peque Fernández, aos 13 minutos, e os visitantes a empatar por Kike Garcia, aos 45+2.

O Osasuna venceu por 3-2 em casa do cada vez mais último, Valladolid - que contou com o guarda-redes português André Ferreira -, e com o seu quarto jogo seguido a pontuar (duas vitórias e dois empates) mantém-se na luta pelo acesso aos lugares europeus.