A Real Sociedad aproximou-se hoje do quarto lugar, na posse do rival Athletic de Bilbau, ao vencer em casa o dérbi basco, da 18.ª jornada da Liga espanhola de futebol, por 2-0.
O francês Antoine Griezmann, aos 43 minutos, e Ruben Pardo, já aos 90+3, selaram o triunfo dos anfitriões, que passaram a somar 32 pontos, contra 33 do Athletic.
No que respeita à luta pelo título, o FC Barcelona regressou à liderança, em parceria com o Atlético de Madrid, ao receber e golear o Elche por 4-0, ainda sem Lionel Messi.
O avançado chileno Alexis Sanchez foi a grande figura do encontro, ao conseguir um “hat-trick”, com golos aos sete, 63 e 69 minutos, o último na transformação de um livre direto.
Pedro Rodriguez apontou, aos 16 minutos, o outro tento dos catalães, que voltaram a ter na baliza o guarda-redes Valdés e falharam inúmeras oportunidades de golo, incluindo uma grande penalidade – Xavi atirou ao lado, aos 48 minutos.
Com este resultado, o “Barça” (53-12 em golos) passou a somar 49 pontos, os mesmos do Atlético de Madrid (47-11), que no sábado venceu por 1-0 no reduto do Málaga, isto em vésperas do encontro entre as duas equipas, no próximo fim de semana, em Madrid.
Num jogo com escassas ocasiões, um golo do médio Koke, aos 70 minutos, foi suficiente para os “colchoneros” somarem a 16.ª vitória, sendo que perderam Juanfran (“amarelado” aos 53 minutos) para o embate com o “Barça”.
Os catalães e os madrilenos passaram a contar, à condição, mais oito pontos do que o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe, anfitrião na segunda-feira do Celta de Vigo.
Já hoje, o Sevilha, com os portugueses Beto e Daniel Carriço no “onze”, reforçou um lugar europeu, ao receber e bater o Levante por 3-0, com golos de Victor Machin, aos 34 minutos, do colombiano Carlos Bacca, aos 55, e do croata Ivan Rakitic, aos 77.
O guarda-redes Beto e o central Daniel Carriço jogaram os 90 minutos e usaram braçadeiras pretas, em homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, hoje falecido.
Por seu lado, o Osasuna afastou-se dos últimos lugares, ao receber e bater o Espanyol, com Simão até aos 62 minutos e Pizzi nos derradeiros 28, por 1-0, com um tento de Cejudo.
No sábado, o Valência, com Ricardo Costa e Hélder Postiga no “onze”, venceu hoje em casa o vinhinho Levante por 2-0, no primeiro encontro sob o comando do argentino Juan Antonio Pizzi.
O argentino Pablo Piatti, aos 42 minutos, e o argelino Sofiane Feghouli, aos 73, apontaram os tentos dos locais.
Nos outros encontros, o Bétis conquistou um ponto (0-0) em Valladolid, enquanto o Almeria, com Hélder Barbosa todo o jogo, bateu em casa o Granada por 3-0, com tentos de Sebastian Dubarbier, Verzu (penálti) e Aleix Vidal.