O Real Madrid regressou hoje aos triunfos, depois de duas derrotas seguidas, ao vencer no Estádio Santiago Bernabéu o Espanyol (3-0), num jogo em que o futebolista português Fábio Coentrão foi expulso.

Os ‘merengues’ tinham perdido para a Liga frente ao Valência (2-1), no Mestalla, e depois, a meio da semana, na primeira mão da Taça do Rei em casa do rival Atlético Madrid (2-0).

Hoje, com os portugueses Pepe, Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo a titulares, a equipa reforçou a liderança espanhola, agora com mais quatro pontos do que o FC Barcelona e o Atlético Madrid, que se defrontam nesta 18.ª jornada.

Em todo o caso, o Real Madrid tem um jogo de atraso em relação aos rivais, que apenas disputará no início de fevereiro, numa receção ao Sevilha e que conta para a 16.ª jornada.

No jogo de hoje, Cristiano Ronaldo ficou em branco, mas foi um passe atrasado do internacional português que deu ‘meio golo’ ao colombiano James Rodriguez, aos 12 minutos, a dois dias de se saber quem ganha a Bola de Ouro.

Cristiano Ronaldo é um dos finalistas à conquista do troféu, juntamente com o argentino Lionel Messi e com o alemão Manuel Neuer, cujo vencedor será conhecido na segunda-feira.

O segundo golo do Real Madrid partiu dos pés do Gareth Bale, aos 28 minutos, com o jogador galês a marcar de forma irrepreensível um livre no lado direito do ataque, que fez a bola resvalar no poste e entrar.

Na segunda metade, Fábio Coentrão viu cartão vermelho direto numa entrada em que chocou com um adversário e que levou o árbitro a mostrar também o amarelo a Cristiano Ronaldo, depois de o português mostrar o seu descontentamento.

Mesmo assim, os ‘merengues’ chegaram ao terceiro golo, com Nacho, que entrara para o lugar de James Rodriguez, a marcar, após um cruzamento de Arbeloa no lado esquerdo do ataque.

A 18.ª jornada da ‘La Liga’ ainda pode reforçar mais a liderança do Real Madrid, tendo em conta que FC Barcelona e Atlético Madrid se defrontam domingo, em Nou Camp.

Hoje, mais tarde, o Valência, de Nuno Espírito Santo, quarto classificado, a oito pontos do Real Madrid, visita o Celta Vigo.