Na antecâmara da entrega dos 'Globe Soccer Awards', Cristiano Ronaldo revelou que a preparação física é um dos seus segredos para o sucesso e se tal não acontecesse não iria conseguir manter o nível.

"Não há segredos nem milagres. O facto de ter ganho sempre por onde passei não é uma coincidência. Quando és um campeão ganhas sempre. Sem muito trabalho, sem dedicação e paixão por tudo o que fazes não podes ganhar troféus e ultrapassar os recordes e as estatísticas. Mas o mais importante é manter a motivação em alta, para conseguir manter este nível. Já não tenho de mostrar nada a ninguém, apenas a mim mesmo e à minha família", disse.

O alto nível do craque aos 34 anos é explicado desta forma:

"Cuidar de mim é a minha forma de viver. Tens de sacrificar-te, dedicar 70 por cento da tua vida ao futebol, cuidar e conhecer o teu corpo. Depois há a alimentação, a preparação física, a recuperação. Nem todos os desportistas estão dispostos a fazer isto. Não o digo com o intuito de criticar ninguém, mas para manter um nível de excelência tens de pensar sempre em termos de excelência."

Ronaldo está outra vez nomeado para o Globe Soccer Awards, onde já venceu na categoria de melhor futebolista, em 2011, 2014, 2016, 2017 e 2018. O craque português concorre contra com Messi (Barcelona), Van Dijk (Liverpool) e Salah (Liverpool). Prémios serão entregues este domingo no Dubai.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.