O Sevilha isolou-se hoje provisoriamente no comando da liga espanhola de futebol, após triunfo por 2-1 sobre o Celta de Vigo, reduzido a 10 a partir dos 58 minutos deste encontro da oitava jornada.

Horas depois de o Atlético de Madrid ter destronado o FC Barcelona, que joga esta noite em Valência e pode ainda isolar-se na frente, e o Real Madrid, que perdeu na sexta-feira 1-0 em casa do surpreendente Alavés, o Sevilha assumiu a liderança, esperando agora pelo que fazem os ‘catalães’.

Com André Silva e Daniel Carriço na equipa, o primeiro golo dos andaluzes surgiu em lance de insistência, concluído com cruzamento na direita e cabeceamento de Pablo Sabaria, aos 39 minutos.

O segundo cartão amarelo do defesa mexicano Néstor Araújo deixou os galegos com apenas 10 em campo, aos 58, e, volvidos somente três minutos, o francês Ben Yedder concluiu em golo um lance de tabelas ofensivas.

O triunfo ainda teve sofrimento, pois o médio marroquino Sofiane Boufal (85) pegou na bola no meio-campo e correu até atirar em jeito, ainda de fora da área, mantendo o resultado indefinido até ao fim.

Horas antes, o avançado argentino Ángel Correa saiu do banco aos 57 minutos e, aos 74, recuperou a bola no meio-campo, combinou com um companheiro e, à entrada da área, rematou forte e colocado, garantindo ao Atlético de Madrid difícil vitória 1-0 sobre o Bétis, que também aspirava ao comando à condição.

Gelson Martins não saiu do banco dos anfitriões, enquanto William Carvalho entrou aos 17, para substituir Guardado.

O Bétis, que só neste desafio sofreu o primeiro golo fora em jogos oficiais, poderia ter-se isolado na frente, uma vez que partilhava os mesmos 12 pontos do rival.

O Espanyol poderia igualar FC Barcelona, Real Madrid e Alavés e não desperdiçou a oportunidade, batendo o Villarreal por 3-1.

Ruben Semedo foi titular na defesa do Huesca, mas não conseguiu evitar a derrota por 1-0 em casa do Valladolid, com tento solitário do médio Rúben Alcaraz (28).