A estreia iminente do médio turco Arda Turan com a camisola do FC Barcelona, com a primeira possibilidade esta quarta-feira, frente ao Espanyol, da Taça do Rei de futebol, promete impulsionar os números dos negócios de várias empresas turcas.

O ‘gigante’ dos eletrodomésticos Beko, ‘partner premium’ do FC Barcelona desde junho de 2014; a empresa de pneus Lassa Tyres, parceira oficial e patrocinadora principal das secções de basquetebol, futsal e hóquei em patins desde esta temporada; a empresa de telecomunicações Avea, são atualmente patrocinadores do clube catalão.

“A estreia de Arda Turan terá um impacto forte na Turquia. Ao ser um dos futebolistas turcos mais populares na Europa e um dos mais bem-sucedidos na indústria global do futebol, ajudará desde logo a Beko Turquia a reforçar o seu vínculo com o FC Barcelona”, sublinhou à agência EFE George Mead, gestor de marca da Beko.

Arda é capitão da seleção turca, que estará presente este ano no Europeu de França, é um ídolo na Turquia e ganhou uma dimensão internacional com o salto para a liga espanhola.

A sua popularidade nas redes sociais é também expressiva. Tem 573.596 seguidores no Twitter, 3.026.267 no Instagram e 6.693.528 seguem-no no Facebook. “É uma coincidência muito feliz que o treinador do FC Barcelona tenha querido contratar um jogador turco”, acrescentou Mead, quando na Turquia se contam já as horas para a estreia provável de Arda no embate de quarta-feira para os oitavos de final da Taça do Rei, perante o Espanyol, na primeira de duas mãos, no Camp Nou.

Só na Turquia, o Barça tem cerca de 10 milhões de fãs, de acordo com estimativas da Beko, mas o que mais interessa à empresa de eletrodomésticos turca são os cerca de 300 milhões de simpatizantes do clube ‘blaugrana’ em todo o mundo. “Cerca de 97% dos fãs do FC Barcelona estão fora de Espanha e isso representa uma enorme oportunidade de posicionar a Beko no mapa em países que ainda desconhecem a marca”, sublinhou Mead.

A Beko, acrescentou o mesmo responsável, está presente em mais de 100 países, sendo a segunda marca de eletrodomésticos mais vendida na Europa, líder em mercados como o Reino Unido e Polónia e a crescer 3% ao ano na Alemanha.

Da Turquia, onde o FC Barcelona conta com cerca de 2,5 milhões de seguidores nas redes sociais, é também proveniente a marca de pneus Lassa, que exibe no seu portal na internet não apenas Aran Turan como vários desportistas de outras modalidades do clube catalão e se orgulha de ser um dos seus onze “sócios oficiais”.

“O FC Barcelona é um exemplo para a indústria mundial do desporto, com o seu enfoque sustentável no êxito, nos valores tradicionais do clube, na cultura da sua academia e na sua consciência social”, sublinhou a marca quando em junho último assinou um contrato de quatro anos com o clube, de 21,6 milhões de euros, de acordo com o diário turco Hurriyet.

A Lassa, que entretanto abriu pontos de venda próprios em Barcelona, reforçando o ciclo de expansão internacional, é uma marca de pneus criada pela Brisa, uma ‘joint-venture’ que junta o grupo turco Sabanci Holding, um dos maiores do país, com o fabricante japonês Bridgestone.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.