A UEFA manifestou esta segunda-feira a sua “forte condenação” às recentes atitudes racistas de adeptos espanhóis e recordou que dispõe de “regras muito estritas e sanções contra todas as formas de discriminação em qualquer competição”.
“A UEFA e o seu presidente Michel Platini condenam fortemente todas as formas de discriminação, incluindo a recente atitude dos adeptos em Espanha”, escreveu no twitter o porta-voz do organismo, Pedro Pinto.
No fim de semana, o senegalês Pape Diop, médio do Levante, foi agredido verbalmente com imitações de macacos pelos adeptos do Atlético de Madrid, uma semana depois do caso da banana atirada a Dani Alves, do FC Barcelona.
O responsável recordou ainda que “quando surgirem circunstâncias fora da jurisdição” da UEFA, esta “apoia ações adequadas pelas autoridades competentes”.
Neste caso, a Liga Espanhola de Futebol (LFP) expressou a sua “condenação de qualquer ato de discriminação, violento, xenófobo ou intolerante no desporto”.
“Nesse sentido, a LPF avisa que propõe, junto da comissão antiviolência no desporto, sanções graves ou muito graves para os infratores da lei (…) perante o que aconteceu em alguns estádios nas últimas jornadas”, refere, em comunicado.