Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estão a monitorizar os relvados do clube espanhol Atlético de Bilbao com vista à manutenção, recuperação rápida no pós-jogo e redução dos custos energéticos, anunciou hoje a academia.

O projeto está a ser desenvolvido por investigadores do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), da UTAD, em parceria com empresas de soluções de iluminação LED, e visa uma “redução significativa dos custos energéticos associados a estas soluções”.

E, segundo concretizou hoje a academia, em comunicado, o trabalho que está em desenvolvimento no estádio San Mamés, Bilbao, permitiu “já uma redução dos custos energéticos em 83%”, o que diz que está a gerar “interesse entre outros clubes espanhóis e também portugueses”.

A universidade transmontana especificou que “nas estruturas modernas, associadas aos estádios mais recentes, os relvados são mantidos em condições de sombra o que dificulta o crescimento, recuperação e manutenção de um tapete vegetal homogéneo”.

Este é, por isso, “um dos problemas que os clubes desportivos mais reportam, assim como os custos, tempo e recursos humanos associados a esta recuperação”.

Neste sentido, em 2017 foi iniciada uma parceria entre os investigadores do CITAB, Alexandre Gonçalves, Cátia Brito, Lia Tânia Dinis, José Moutinho Pereira e Carlos Correia, e as empresas Loki (Portugal) e Andled Energy (Espanha), através da qual “se pretende aliar o conhecimento científico, na área da fisiologia vegetal, ao ‘know-how’ (conhecimento) tecnológico das empresas”.

Os parceiros, de acordo com a UTAD, estão a “desenvolver soluções otimizadas, para cada estrutura específica, através de uma instalação piloto”.

O trabalho dos especialistas do CITAB passa pela monitorização, recuperação e manutenção dos relvados, por forma a avaliar a eficiência da tecnologia em teste.

Os investigadores estarão no estádio espanhol na sexta-feira para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.