O Atlético de Madrid sofreu hoje a primeira derrota na Liga espanhola de futebol, perdendo por 2-0 na visita ao Valência, e com isso deixou o Barcelona isolado no comando à 10.ª jornada.

Com Ricardo Costa (expulso aos 90 por acumulação de cartões amarelos) e João Pereira no “onze”, o Valência iniciou o triunfo com golo vistoso de Soldado (20 m), em remate à meia volta e sem deixar cair a bola.

Numa altura em que estavam reduzidos a 10 e sofriam grande pressão adversária, os locais sentenciaram em contra-ataque concluído pelo paraguaio Nelson Valdez (90+5), para desalento dos ex-portistas Falcao e Cristian Rodriguez, bem como o português Tiago, substituído aos 69.

Com o desaire, que sucedeu a oito triunfos consecutivos, o Atlético de Madrid fica com os mesmos 25 pontos, enquanto o Barcelona soma agora 28.

Os catalães venceram em casa o Celta de Vigo, por 3-1, numa ronda em que o Real Madrid subiu ao terceiro posto, com 20 pontos, após golear o Saragoça, por 4-0, e beneficiar do desaire caseiro do Málaga, 1-2 como Rayo Vallecano.

José Mourinho tornou-se hoje o quinto treinador a alcançar os 100 triunfos como técnico do Real Madrid, mas foi o mais rápido a atingir esse marco, necessitando de apenas 133 jogos.