O Valência falhou hoje o acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada, enquanto Deportivo da Corunha, Maiorca e Saragoça, todos com jogadores portugueses, foram despromovidos, na 38.ª e última jornada do campeonato espanhol de futebol.

Com João Pereira e Ricardo Costa no onze titular, o Valência “caiu” em Sevilha, por 4-3, num encontro marcado pelo “póquer” de Álvaro Negredo, e falhou o acesso à “Champions”, sendo “relegado” para a Liga Europa, acabando a Real Sociedad por garantir o quarto posto.

Os bascos foram ao Riazor vencer o Deportivo da Corunha, por 1-0, com um golo do francês Griezmann, aos 22 minutos, e celebraram uma inesperada qualificação para a “liga milionária” perante a tristeza da equipa da casa, que não conseguiu fugir à despromoção.

Com Sílvio, Zé Castro, Pizzi e Gama no “onze” e Diogo Salomão e Nelson Oliveira a entrarem em campo na segunda parte, o Deportivo volta a cair para a segunda divisão espanhola apenas um ano após de lá ter saído.

O mesmo destino teve o Maiorca, que, com Nunes no banco, bateu em casa o Valladolid, por 4-2, mas o triunfo acabou por ser insuficiente para fugir à despromoção, pondo a 16 temporada seguidas no principal campeonato.

O Saragoça também se despediu dos “grandes” do futebol espanhol após sofrer um derrota perante o Atlético Madrid, por 3-1, com o Postiga a marcar o único tento da formação da casa, enquanto Tiago foi titular na formação da capital.

Apesar da descida, Hélder Postiga terminou a prova a fechar o “top 10” dos melhores marcadores, com 14 golos.

Em festa ficou Vigo, com o Celta a salvar-se da descida com um triunfo sobre o Espanyol, por 1-0, com Insa a ser o herói ao marcar o golo da manutenção, aos 14 minutos. Do lado dos catalães, Simão Sabrosa foi titular.

Para a Liga Europa apurou-se também o Betis, que empatou (1-1) no terreno do Levante, assim como também o Málaga, goleado pelo FC Barcelona (4-1), que espera agora uma decisão do Tribunal Arbitral do Desporto sobre o seu recurso contra a decisão da UEFA que inibe o clube andaluz de participar nas competições europeias por incumprimento das regras do “fair play” financeiro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.