Santi Mina foi hoje o herói improvável do Valência, ao estrear-se a marcar para garantir o empate 1-1 com o FC Barcelona, que ainda assim mantém a liderança na Liga espanhola de futebol.

Sob o olhar do novo treinador Gary Neville, que assistiu ao encontro nos camarotes do Estádio de Mestalla, o Valência foi anulado por um FC Barcelona ofensivo e pressionante, que desperdiçou várias ocasiões de golo até encontrar, finalmente, o caminho da baliza numa combinação perfeita entre Lionel Messi e Luis Suárez, que marcou pelo oitavo jogo consecutivo.

O golo do uruguaio, aos 59 minutos, tranquilizou os catalães, que com mais posse de bola, foram incapazes de aumentar a diferença e viram o seu excesso de confiança castigado pelo golo de Santi Mina.

Vindo do Celta de Vigo, o espanhol, tantas vezes preterido por Nuno Espírito Santo, estreou-se a marcar no campeonato, aos 86 minutos, e logo frente ao ‘gigante’ FC Barcelona, um momento que o avançado festejou efusivamente.

Com o empate, os catalães veem o Atlético de Madrid, que hoje venceu o Granada por 2-0, aproximar-se do primeiro lugar de ‘La Liga’: os ‘culés’ têm 34 pontos, mais dois do que os ‘colchoneros’.

O Valência é agora sétimo, com 20 pontos somados em 14 jornadas.