O Valência consolidou o terceiro lugar e já não poderá ser alcançado pelo 5º, o Sevilha, o que significa que, no pior cenário, só poderá descer um lugar, o qual dá acesso à Liga dos Campeões, a duas jornadas do fim.

Último classificado da tabela, o Xerez ainda surpreendeu o Valência, quando Armenteros, aos 37 minutos, inaugurou o marcador, mas Mata, ainda antes do intervalo, restabeleceu o empate e quase "matou" as hipóteses da equipa de Jerez de La Frontera permanecer no escalão principal.

Na segunda parte, o Valência deu a volta ao resultado, com dois golos, um de Mata, a bisar, aos 52 minutos, e outro do internacional espanhol, David Silva, aos 67.

O outro internacional português do Valência, Manuel Fernandes, não esteve sequer no "banco".

Nos outros três jogos da jornada disputado hoje, o FC Barcelona reforçou a liderança ao golear o Tenerife, por 4-1, com um "bis" do argentino Leonel Messi, tendo agora quatro pontos de vantagem sobre o Real Madrid, que tem esta quarta feira um difícil teste em Maiorca.

Em Camp Nou, o "Pulga" abriu e fechou a contagem, aos 17 e 90+3 minutos, aumentou a sua contagem pessoal na liderança do "Pichichi" para 31 golos e entrou para a lista dos 10 melhores marcadores da história do FC Barcelona, com 124, ultrapassando o holandês Patrick Kluivert e espanhol Martin.

Roman Martinez ainda anulou o tento do argentino, aos 39 minutos, mas Bojan (63) e Pedro (77) construíram o triunfo do FC Barcelona na segunda parte.
Com este resultado, os campeões espanhóis aumentaram para quatro pontos a vantagem sobre o Real Madrid, segundo classificado, que visita o Maiorca na quarta-feira.

O Villarreal perdeu no campo do Almeria, por 4-2, e pode terminar a ronda fora dos lugares de acesso às competições europeias, caso o Athletic Bilbau vença na recepção ao Málaga.

O nigeriano Uche foi a grande figura da formação da casa ao marcar dois golos.

No outro encontro, o Getafe empatou em casa com o Sporting Gijon.

A jornada completa-se quarta-feira com os jogos Atlético de Madrid-Valhadolid, Racing Santander-Sevilha, Saragoça-Espanyol, Osasuna-Deportivo da Corunha, Atlethic Bilbao-Málaga e Maiorca-Real Madrid.