O Villarreal assumiu-se como principal perseguidor ao duo Barcelona e Real Madrid ao vencer o Osasuna, por 4-2, na 19.ª jornada da Liga espanhola de futebol, enquanto o Espanyol consolidou o quinto posto vencendo o Sevilha, adversário do FC Porto na Liga Europa.

O argentino Marco Ruben inaugurou o marcador para o “submarino amarelo”, aos 22 minutos, mas o Osasuna, comandado pelo antigo técnico do Benfica Jose Antonio Camacho e com o português Nelson a tempo inteiro, empatou pelo húngaro Krisztian Vadócz, aos 47.

A jogar em casa, o Villarreal voltou a adiantar-se com golos de Cani, que foi “perdoado” disciplinarmente por ter arremessado uma garrafa de água na direcção de José Mourinho, aos 50, e Capdevila, aos 65, a que se seguiu resposta dos forasteiros pelo suplente Calleja, aos 71, até que Gonzalo, a seis minutos do fim, fixou o resultado.

Com este triunfo, a formação comandada por Juan Garrido conta dez pontos de atraso para o líder Barcelona, que recebe o Málaga no domingo, oito para o Real Madrid, que se desloca ao reduto do Almeria, e cinco de avanço sobre o Valência, que aguarda a visita do Deportivo.

Também hoje, José Callejón assinou os dois golos do triunfo, por 2-1, do Espanyol no terreno do Sevilha, adversário do FC Porto nos 16 avos de final da Liga Europa, que reduziu, no último minuto da partida, por Negredo.

Graças a esta vitória, os catalães consolidou o quinto lugar, somando 34 pontos, mais cinco que o Athletic Bilbau que venceu em casa o Racing Santander, por 2-1. Javi Martínez e Muniain assinaram os golos bascos nos primeiros dez minutos da partida, enquanto Iván Bolado reduziu para os forasteiros, aos 74.

A surpresa do dia ocorreu nos arredores de Madrid, onde o Getafe, nono classificado, sofreu uma derrota pesada frente à Real Sociedad, por 4-0.

Na parte final da tabela, o Sporting Gijón venceu na recepção ao Hércules, por 2-0, e o Saragoça bateu o “aflito” Levante, por 1-0.