Vítor Baía falou à imprensa desportiva catalã sobre Nélson Semedo e André Gomes e não poupou elogios aos dois jogadores internacionais portugueses no Barcelona.

Em declarações ao jornal Mundo Deportivo, o antigo internacional português foi questionado sobre as prestações de Nélson Semedo e de André Gomes no Barcelona.

"[O] Nélson Semedo é um jovem com muito talento. É o seu primeiro ano no Barcelona e está a fazer tudo muito bem. É um futebolista excepcional que tem tudo para ser, no futuro, um dos melhores laterais direitos do mundo, inclusivamente o melhor", começou por dizer Vítor Baía sobre o antigo futebolista do Benfica.

Já em relação à situação de André Gomes, o ex-guardião do FC Porto considerou que o médio português tem sido 'um pouco incompreendido' pelos adeptos do Barcelona e aproveitou para deixar um conselho ao jogador de 24 anos.

"Para mim, ele [André Gomes] está a ser um pouco incompreendido. É um futebolista cerebral, muito bom no que faz. Mas necessita de confiança e de um ambiente favorável ao seu crescimento. É muito completo, tem muita qualidade e é jogador de seleção. O 'Barça', os seus adeptos, têm de mudar um pouco o 'chip' com ele. Entendo que haja algum jogador que não agrade aos adeptos, mas o André Gomes é um futebolista para jogar muitos anos no Barcelona, se os adeptos cuidarem bem dele", disse Vítor Baía.

Sobre os assobios dos adeptos do Barcelona a André Gomes, Vítor Baía reconhece que não é fácil para um futebolista lidar com essa situação.

"É normal que isto lhe custe. É o teu clube, os teus adeptos e tu estás fazer tudo o que podes e não existe carinho e apoio. Há um momento em que mentalmente questionas tudo. É o momento de mudar e de fazer algo diferente para que as pessoas te queiram. Porque se não te quiserem, no final, ele terá que encontrar outro clube. Espero que continue no 'Barça', porque ele tem muita qualidade. Que continue a tentar, pois tem capacidade para jogar no Barcelona como faz na seleção portuguesa", sentenciou Vítor Baía.