O Girona desperdiçou hoje a possibilidade de se aproximar da liderança da Liga espanhola de futebol, ocupada pelo Real Madrid, ao perder por 1-0 em Maiorca, e pode mesmo ser ultrapassado pelo campeão FC Barcelona no segundo lugar.

Um golo do defesa Jose Copete, aos 33 minutos, resolveu o jogo da 27.ª jornada e foi suficiente para impor a terceira derrota à equipa sensação do campeonato, nos últimos quatro encontros (depois de ter perdido apenas uma vez nas primeiras 23 rondas), e afastar o Maiorca dos lugares de despromoção.

O Girona não só desaproveitou o empate 2-2 concedido pelo Real Madrid em Valência, no sábado, como pode entregar ainda hoje o segundo lugar ao Barcelona, terceiro classificado, que tem menos dois pontos e visita o Athletic Bilbau, além de ter ficado mais ameaçado pelo Atlético de Madrid, quarto colocado, a quatro pontos de distância.

Os ‘colchoneros’ venceram por 2-1 na receção ao Bétis, resolvendo a questão na primeira parte, graças a um autogolo do guarda-redes português Rui Silva, aos oito minutos, e um tento de Morata, aos 44, depois de ter desperdiçado uma grande penalidade, aos 28.

O português William Carvalho entrou no início do segundo período para estabilizar o meio campo da formação de Sevilha, sexta posicionada, mas acabou por fazer muito mais do que isso, reduzindo aos 62 minutos, com um fenomenal remate de fora da área.

Na primeira partida do dia, o avançado internacional português Gonçalo Guedes, emprestado pelos ingleses do Wolverhampton ao Villarreal, também contribuiu com um golo para a vitória robusta na receção ao Granada, por 5-1.

Gonçalo Guedes entrou em campo depois do intervalo, substituindo Gerard Moreno, e marcou de imediato o quarto golo dos anfitriões, aos 47 minutos, dilatando a vantagem construída na primeira parte pelo norueguês Alexander Sorloth (07 e 19) e pelo francês Etienne Capoue (32).

O Villarreal, que viu Sorloth alcançar o 'hat-trick', aos 66 minutos, antes de o canadiano Theodor Corbeanu reduzir, aos 90+1, passou a ocupar o 12.º lugar no campeonato, enquanto o Granada manteve-se no 19.º e penúltimo lugar, cada vez mais perto da despromoção ao segundo escalão.