O treinador de futebol do FC Barcelona, Xavi Hernández, prolongou o seu contrato com os ‘culés’ até 30 de junho de 2025, com mais outro ano de opção, anunciou hoje o clube catalão.

O próprio Xavi revelou hoje, durante a conferência de imprensa de lançamento do jogo com o Celta de Vigo para a Liga espanhola, que a prorrogação do seu contrato era um facto e que só estava à espera que o clube a tornasse oficial.

O contrato foi assinado na sede do clube, na presença do presidente Joan Laporta, do vice-presidente para a área dos Desportos, Rafa Yuste, do vice-presidente para a área financeira, Eduard Romeu, e do diretor do Futebol, Deco, antigo jogador do FC Porto e internacional português.

Xavi assumiu o comando técnico do FC Barcelona em novembro de 2021, substituindo o técnico neerlandês Ronald Koeman, mas foi na época passada que conquistou os dois primeiros títulos oficiais, a Supertaça de Espanha e a Liga.

“Cheguei ao clube num momento complicado, com muitas situações adversas, mas a presidência, a direção desportiva e a equipa técnica têm trabalhado muito bem. A prova disso são os dois títulos importantes conquistados no ano passado, mas este é um processo evolutivo e esperamos que esta época seja a da confirmação”, explicou Xavi, na conferência de imprensa antes da partida frente ao Celta.

Segundo ele, o ‘Barça’ acaba de realizar “os seus dois melhores jogos” desde que assumiu o comando da equipa, com duas ‘manitas’ por 5-0, frente ao Betis e ao Antuérpia, com o contributo dos dois internacionais portugueses João Cancelo e João Félix, os últimos reforços da equipa.

Xavi venceu 60 dos 96 jogos que o ‘Barça’ disputou em todas as competições e deu um contributo importante para que os catalães recuperassem gradualmente o seu estatuto de grande clube europeu.