Zinedine Zidane cumpriu frente ao PSG, esta terça-feira, para a Liga dos Campeões, o seu jogo 178 como treinador principal do Real Madrid, igualando o número de encontros de José Mourinho ao leme do clube. O treinador francês está na sua segunda passagem pelo cargo e ao todo soma cinco temporadas à frente da equipa, enquanto o português esteve três épocas ao leme antes de partir.

Olhando para os números de ambos, Mourinho apresenta um maior número de vitórias. O português triunfou em 128 dos jogos em que orientou os 'merengues', numa percentagem de vitórias de 72%, enquanto Zidane venceu 'apenas' 119, apresentando uma percentagem de triunfos de 67%. Curiosamente, somoaram o mesmo número de derrotas: 22. Mas, olhando para os troféus conquistados, é o francês que leva a melhor.

Com 'Mou' à frente do clube o Real conquistou uma Liga espanhola, uma Taça do Rei e ums Super Taça de Espanha; com 'Zizou, o pecúlio é de três Ligas dos Campeões, uma Liga espanhola e uma Super Taça de Espanha, para além de dois Mundiais de Clubes e duas Super Taças Europeias.

A vantagem volta para o lado de Mourinho no que toca a golos marcados e sofridos ao longo dessas 178 partidas. Apesar da 'fama' de treinador defensivo, com Mourinho ao leme o Real marcou mais 27 golos do que com Zidane (475 contra 448) e sofreu menos 33 (168, face aos 191 sofridos com Zidane no comando).

Zidane superará o núemro de jogos de Mourinho este sábado, frente ao , isolando-se como o quarto treinador com mais partidas à frente do Real Madrid e, se nada de anormal se passar, igualrá Leo Beenhakker no pódio no 'Clásico' com o Barcelona, a 18 de Dezembro. 'Zizou' somará então 183 encontros, tantos commo o antigo treinador holandês, que teve também duas passagens pelo clube, de 1986 a 1989 e, depois, em 1992, conquistando três Ligas espanholas, três Taças do Rei e uma Super Taça de Espanha.

Muito longe estão ainda os 605 jogos de Miguel Muñoz como treinador prinicpal do Real Madrid, bem como os de 246 de Vicente Del Bosque, os outros dois técnicos que compõem o pódio. No que toca a troféus, Zidane é já o segundo da lista, com nove títulos conquistados, apenas superado pelo lendário Muñoz, que conquistou nada mais, nada menos do que 15.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.