A Roma, do técnico português José Mourinho, procura na quinta-feira, na deslocação ao terreno do Leicester City, ficar mais perto da final da Liga Conferência Europa de futebol, numa eliminatória que terá um duelo entre antigos campeões europeus.

Além do Leicester City-Roma, no outro encontro das meias-finais, Feyenoord e Marselha medem forças nos Países Baixos, num confronto entre emblemas que no passado levantaram a Taça dos Campeões Europeus, a agora denominada Liga dos Campeões.

Na sua época de estreia, a Liga Conferência Europa, que aparece como uma terceira divisão do futebol europeu, atrás da ‘Champions’ e da Liga Europa, junta nas ‘meias’ clubes que também já foram campeões nacionais nos seus respetivos países, com a Roma e o Leicester City a serem os únicos que procuram o primeiro troféu europeu.

Em Inglaterra, a Roma, vencedora da Serie A por três vezes, a última em 2000/01, vai ter pela frente o Leicester City, emblema que surpreendeu o mundo do futebol ao conquistar a 'Premier League' em 2015/16, numa temporada em que era esperado que lutasse pela manutenção.

José Mourinho, que conta na sua equipa com os compatriotas Rui Patrício e Sérgio Oliveira, persegue o seu quinto título europeu, depois de duas Liga dos Campeões (FC Porto e Inter Milão) e duas Taça UEFA/Liga Europa (FC Porto e Manchester United), e pode fazer história caso conquiste o primeiro troféu europeu da Roma.

Por seu lado, o Leicester City, que tem no seu plantel o português Ricardo Pereira, também procura deixar pela primeira vez a sua marca no futebol europeu em 138 anos de história, em que passou grande parte do seu passado a ‘saltar’ entre os primeiro e segundo escalões ingleses.

Na outra meia-final, a atuar em casa na primeira mão, o Feyenoord vai tentar aproveitar esse estatuto para ganhar alguma vantagem na eliminatória, perante um Marselha que pretende regressar à ribalta europeia.

Até hoje, o Marselha, nove vezes campeão no seu país, a última em 2009/10, é a única equipa francesa a conquistar a Liga dos Campeões (a primeira edição do novo formato em 1992/93) e marcou presença, sem sucesso, em mais quatro finais, uma da Taça dos Campeões Europeus e três na Taça UEFA/Liga Europa.

O Feyenoord, 15 vezes campeão holandês (a última vez em 2016/17), também se pode ‘gabar’ de ter uma Taça dos Campeões Europeu no seu currículo, alcançada em 1969/70, mas, depois disso, ainda conquistou duas Taça UEFA, em 1973/74 e 2001/02.

Os dois jogos das meias-finais estão agendados para as 20:00 (horas de Lisboa).

A final da primeira edição da Liga Conferência Europa está agendada para 25 de maio, na Arena Kombetare, em Tirana, na Albânia.