O vitória de Guimarães não podia ter entrado melhor na Liga Conferência 2024/25. Os vimaranenses derrotaram o Celje (3-1), em jogo da primeira jornada, e fizeram história pelo futebol luso, tornando-se a primeira equipa portuguesa a vencer na competição.

O triunfo começou a desenhar-se bem cedo, quando Kaio César iniciou uma correria desenfreada em direção á baliza eslovena, rematou para defesa incompleta do guarda-redes e Samu surgiu no sítio certo para inaugurar o marcador com um remate rasteiro.

Os vimaranenses iam controlando os destinos do encontro e dilataram a vantagem aos 36 minutos, quando Gustavo Silva surgiu no sítio certo para concluir uma boa jogada de entendimento, parecendo mesmo um ponta de lança devido à forma como finalizou, coisa que não é.

Não que o Celje tenha causado problemas de maior ao Vitória de Guimarães, mas Tiago Silva fez questão de descansar os adeptos que responderam ao apelo e se deslocaram ao D. Afonso Henriques às 15.30 de uma quarta-feira.

Num exemplo perfeito de um contra-ataque, os vimaranenses criaram uma sucessão de passes acertados para Tiago Silva ter oportunidade de colocar o resultado em 3-0, aos 63 minutos, com um remate poderoso dentro da área.

O Celje ainda reduziu em período de compensação, por Matko, mas já nada havia a fazer para alterar o rumo dos acontecimentos.

Assim, o Vitória de Guimarães entrou com o pé direito na Liga Conferência e provou que vai lutar pela passagem à próxima fase da competição, jogo após jogo. O próximo desafio é a 24 de outubro, na Suécia, onde defrontam o Djurgardens, em encontro da segunda jornada.