A Espanha venceu a primeira Liga das Nações, depois de vencer na final a Croácia, nas grandes penalidades por 5-4, depois do empate no final do prolongamento. A 'La Roja' sucede a Portugal (2019) e França (2021) e triunfa na terceira edição da prova. O guardião Unai Simon acabou por ser herói, ao defender as grandes penalidades de Majer e Petkovic.

Numa partida disputada em Roterdão, era tempo para decidir o vencedor da terceira Liga das Nações. Espanha e Croácia mediam forças, num jogo que foi quase sempre demasiado amarrado, tático, e com muito equilíbrio. A partida só abriu na parte final, quando as duas equipas já não tinham tanta capacidade para responder a nível defensivo.

Logo a abrir a partida, a Espanha teve uma excelente oportunidade, por intermédio de Kramaric, que isolado perdeu demasiado tempo e permitiu o corte de La Porte. Com Espanha, como é habitual contra a maior dos seus adversários com mais bola, a Croácia era, no entanto, mais acutilante no ataque e os croatas voltaram a criar perigo, num cabeceamento de Perisic para defesa de Unai Simón.

No segundo tempo voltou a imperar o equilíbrio, mas só próximo do final do tempo regulamentar a Espanha esteve perto do golo e poderia mesmo ter resolvido o jogo. Fabian Ruiz tentou um chapéu, depois de um alívio do guardião da Croácia, mas a bola saiu ao lado.

Ansu Fati, teve o golo nos pés, ao minuto 84. Perisic acabou por salvar o golo 'in extremis'. De la Fuente, num gesto com o pé, a partir do banco, pareceu quis mostrar como se fazia. Naquela que foi a melhor ocasião de golo em todo a partida.

Asensio tentou o remate lateral, já em cima do minuto 90´, mas com a bola a passar ao lado.
Já no prolongamento, Brazovic tentou o remate à meia volta, mas com Unai Simon a segurar. O encontro partiu, com as duas equipas a tentaram aproximar-se das balizas. Dani Olmo dispôs de boa ocasião, mas a bola saiu por cima.

Final dramático nas grandes penalidades. Unai Simon defendeu o penalti de Majer, mas na última quinta grande penalidade La Porte atirou à barra. A Croácia voltou a falhar, depois de nova defesa do guardião espanhol a remate de Petkovic e Dani Carvajal marcou o penalti decisivo e garantiu a primeira Liga das Nações para a Espanha.