O Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, já funciona desde 1965, adquiriu a configuração atual aquando do Euro2004 de futebol, e vai receber, em junho, a fase final da Liga das Nações.

Situado a um quilómetro do centro histórico vimaranense, o recinto foi inaugurado como Estádio Municipal de Guimarães em 03 de janeiro de 1965, num jogo em que o Vitória de Guimarães derrotou o Belenenses (2-1), para a I divisão portuguesa.

Casa do emblema vimaranense desde então, a infraestrutura sofreu alterações, quer para o Mundial de sub-20 que Portugal organizou, em 1991, quer para o Euro2004, altura em que passou a ter configuração atual graças a uma requalificação que custou 27,3 milhões de euros.

A versão atual do estádio foi inaugurada em 25 de julho de 2003, quando o Vitória bateu os alemães do Kaiserslautern (4-1), num jogo particular, e recebeu, no Europeu, dois jogos do Grupo C: o empate entre a Dinamarca e a Itália (0-0) e o triunfo da Itália sobre a Bulgária (2-1).

A infraestrutura esteve na posse da Câmara Municipal até 1989, ano em que o Vitória passou a ser o proprietário. Os sócios do clube aprovaram a designação Estádio D. Afonso Henriques em 1995.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto