Siga-nos

Liga das Nações: Portugal venceu sete dos 13 encontros com a Holanda. Será dia de aumentar para oito?

As quinas apenas perderam dois dos encontros com a 'laranja mecânica'. Conheça o histórico de confrontos.
Liga das Nações: Portugal venceu sete dos 13 encontros com a Holanda. Será dia de aumentar para oito?
Cristiano Ronaldo e Tonny Vilhena @EPA/SALVATORE DI NOLFI

Este domingo, Portugal e Holanda enfrentam-se a partir das 19h45, no Estádio do Dragão, no Porto, para encontrar a primeira seleção campeã da Liga das Nações. Para antever este encontro, é necessário recuar no tempo e lembrar alguns dos embates entre as duas equipas.

Histórico de confrontos

Ao todo, Portugal venceu sete de 13 embates, empatou quatro e perdeu dois, tendo sobressaído sempre vitorioso nos três jogos, dramáticos, em fases finais de grandes competições internacionais.

Mas, na última vez que encontrou a Holanda, em março de 2018, em Genebra, na Suíça, quando estava ainda a preparar a participação no Campeonato do Mundo da Rússia, a seleção lusa foi derrotada por 3-0, com golos Depay, Babel e Van Dijk, jogadores que deverão no domingo marcar presença no Estádio do Dragão, na final da Liga das Nações.

Já em dias mais felizes, as quinas venceram no Euro2004, em Alvalade (2-1), no Mundial2006 (1-0), no desafio mais 'indisciplinado' da história da competição, com quatro expulsões, duas para cada lado, e no Euro2012 (2-1).

Recuando no tempo, estas duas seleções encontraram-se pela primeira vez em 17 de outubro de 1990, no Porto, na qualificação para o Campeonato da Europa de 1992. Os detentores do título tinham uma equipa poderosa, mas foi o conjunto de Artur Jorge a superiorizar-se, com um golo solitário de Rui Águas.

Um ano mais tarde, a Holanda desforrou-se em Roterdão, impondo-se pelo mesmo resultado - escasso face ao domínio anfitrião -, com um tento de Richard Witschge, e deixando a seleção portuguesa, já sob o comando técnico de Carlos Queiroz, fora da fase final do Euro92.

Seguiram-se três jogos particulares, que resultaram em duas vitórias portuguesas e um empate. Oceano e César Brito marcaram no triunfo por 2-0 em Faro, em 1992, e Portugal ficou a dever ao remate certeiro de Pedro Barbosa o primeiro sucesso em solo holandês, em Eindhoven, em 1995, antes do 'nulo' registado em Paris, quatro anos mais tarde.

Sob o comando de António Oliveira, a equipa das 'quinas' conquistou o apuramento para o Mundial de 2002, e para isso muito contribuiu a vitória por 2-0 em Roterdão, consumada com tentos de Sérgio Conceição e Pauleta.

No calor de agosto de 2013, no Estádio do Algarve, num particular, Strootman adiantou a Holanda na primeira parte e Cristiano Ronaldo, já perto do fim, evitou a derrota de Portugal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Veja também

 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.