Portugal voltou a falhar a qualificação para a 'final-four' da Liga das Nações pela segunda edição seguida, depois de ter vencido na estreia da nova competição de seleções da UEFA.

Os lusos apenas precisavam de um empate para carimbar a passagem à fase seguinte mas, tal como em 2020 (derrotados pela França quando uma vitória daria o apuramento), perderam com a Espanha e ficaram no segundo lugar do Grupo A2.

Portugal estará de volta em 2024 para tentar lutar pelo troféu criado pela UEFA para preencher o lugar dos amigáveis realizados entre Europeus e Mundiais.

Ao terminar em segundo no seu grupo, Portugal caiu para o Pote 2 do sorteio e já sabe que não poderá medir forças com as outras equipas que também terminaram na vice-liderança e falharam a 'final-four' que se realiza em junho de 2023: Dinamarca, Bélgica e Hungria.

Mas seleções como Itália, Espanha, Alemanha, França e Sérvia poderão calhar a Portugal no sorteio da prova para 2024.

No Pote 1 estarão as equipas que passaram à 'final-four' deste ano. No Pote 2 os que terminaram os seus grupos no segundo posto e Pote 3 os terceiros colocados. No Pote 4 encontramos as seleções que venceram os grupos da Liga B e foram promovidos à Liga A.

Composição do sorteio da fase de grupos:

Pote 1: Países Baixos, Croácia, Espanha, Itália;

Pote 2: Dinamarca, Portugal, Bélgica, Hungria;

Pote 3: Suíça, Alemanha, Polónia, França;

Pote 4: Israel, Bósnia, Sérvia e Escócia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.