Serhou Guirassy teve uma noite para mais tarde recordar, embora com sabor amargo: o avançado da Guiné Conacri fez três golos ao Barcelona, insuficientes para apurar o seu Borussia Dortmund para as meias-finais da Liga dos Campeões. Os alemães tinham perdido fora por 4-0, pelo que ficaram pelo caminho com 3-5 no agregado dos dois jogos.

Com os três tentos, o avançado de 29 anos igualou os feitos de Mbappé e Juari, antigo avançado do FC Porto, os únicos a fazer um hat-trick ao Barcelona num jogo a eliminar na Liga dos Campeões.

Além disso, Guirassy tornou-se no primeiro jogador a africano a fazer três golos aos culés numa partida na Champions e no futebolista com mais golos marcados ao gigante espanhol numa única edição de uma prova: foram cinco jogos neste 2024/25 marcados ao Barcelona, ele que já tinha bisado diante dos catalães na fase de Liga da Champions.

Mas os recordes não ficam por aqui. Com os três golos apontados na terça-feira, o avançado da Guiné Conacri tornou-se no primeiro jogador a fazer um hat-trick numa eliminatória da Champions e a ficar pelo caminho.

Os três golos permitiram-lhe chegar aos 13 nesta Champions e liderar a tabela dos melhores marcadores da prova, à frente de Raphinha (12), Lewandowski (11), Kane (10) que joga hoje e Haaland (8), que já está fora de prova.

Mas ainda ainda há outro recorde: nunca um jogador do Borussia Dortmund tinha marcado tantos golos numa única edição da Liga dos Campeões. O recorde estava na posse de... Lewandowski, que fez 10 na época 2012/13, os mesmos que Haaland marcou em 2020/21. Seguese Jan Koller, que fez oito pelos alemães na liga milionária em 2002/03.