O principado do Mónaco acolhe esta quinta-feira (16h45) mais um sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, no qual Portugal estará representado ao mais alto nível. Benfica, Sporting e FC Porto são o rosto do assalto aos milhões da ‘liga milionária’, naquela que é uma das representações mais extensas de sempre.

Com efeito, o trio luso só fica atrás dos quartetos enviados por Espanha (Real Madrid, At. Madrid, Barcelona e Ath. Bilbao), Inglaterra (Chelsea, Arsenal, Machester City e Liverpool) e Alemanha (Bayern Munique, Schalke 04, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen). Paralelamente, a importância lusitana não se reflete só na quantidade, mas também na qualidade. Afinal, Benfica e FC Porto são cabeças de série no pote 1 e o Sporting ocupa uma vaga no terceiro agrupamento.

O destino traçado pelas bolas do sorteio antecipa, apesar da imprevisibilidade, uma missão mais fácil para águias e dragões, face à sua natureza de cabeças de série. O estatuto privilegiado evita que os dois rivais meçam forças com as equipas europeias mais fortes da atualidade, muito por “culpa” dos bons resultados na Europa ao longo dos últimos anos. Recorde-se que os dragões venceram a Liga Europa em 2011, enquanto os encarnados foram finalistas vencidos em 2012/13 e 2013/14.

Já o Sporting, que está de regresso à elite do futebol no Velho Continente após quase oito anos de ausência, irá cruzar-se com um adversário de topo, tendo igualmente oponentes complicados no segundo pote. A equipa comandada por Marco Silva procura recuperar o traquejo de outrora, conciliando essa ambição com a vontade de ser já campeão nacional em 2015.

É de realçar o facto de nesta primeira fase de grupos não se poderem cruzar equipas dos seus respetivos países. Ou seja, será impossível que Benfica e Sporting venham reeditar o dérbi deste fim de semana num futuro próximo para a Champions.

Constituição dos potes:

Pote 1 – Real Madrid, Barcelona, Bayern, Chelsea, Benfica, At. Madrid, Arsenal e FC Porto.
Pote 2 – Schalke 04, Bor. Dortmund, Juventus, PSG, Shakhtar, Basileia, Zenit e Man. City.
Pote 3 – Bayer Leverkusen, Olympiacos, CSKA Moscovo, Ajax, Liverpool, Sporting, Galatasaray e Athletic Bilbao.
Pote 4 – Anderlecht, Roma, Ludogorets, Apoel, BATE, Maribor, Mónaco e Malmö.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.