O Sporting perdeu na Alemanha frente ao Borussia Dortmund por 1-0 e complicou ainda mais as contas do apuramento. A derrota frente à formação germânica só não significou o afastamento porque o Real Madrid não foi além do empate em Varsóvia.

O jogo:

Sem Bas Dost e com três centrais no onze inicial, Jorge Jesus apostou no ‘plano B’ para ter mais segurança na defesa e atacar com a irreverência da juventude de Castaignos e Gelson Martins. A estratégia do treinador sofreu um duro revês quando Adrián Ramos abriu o marcador aos 12 minutos. O cabeceamento do avançado colombiano obrigou o Sporting a ter de correr ainda mais atrás do resultado e colocou em causa o ‘plano B’ utilizado por Jesus.

A perder, os ‘leões’ tentaram aproveitar a velocidade pelos flancos sob a batuta de Bruno César no centro do terreno. A equipa portuguesa conseguiu aproveitar os flancos, mas faltava Bas Dost no centro para tentar finalizar as jogadas. Jorge Jesus percebeu a falta do holandês e, no intervalo, lançou o ponta de lança na partida.

Já com Adrien Silva de regresso e no meio-campo, a equipa leonina voltou ao plano tático habitual. Com o ‘plano B’ para trás das costas e o médio a pautar o jogo, o Sporting aproximou-se mais e esteve por cima do jogo. Apesar de alguns sustos, o Borussia manteve a vantagem e conquistou a vitória e o apuramento.

O momento:

Substituições de Jesus. O treinador do Sporting tentou surpreender ao utilizar uma tática diferente com três centrais, mas sem grande sucesso dentro do relvado. Ao intervalo, o técnico português percebeu que precisava de Adrien e Bas Dost para tentar algo mais do que a derrota. As duas apostas de Jesus foram o tónico que levou à melhor fase do Sporting na Alemanha.

Os melhores:

Gelson: O jovem extremo começa a ser o principal jogador ofensivo do Sporting. Forte, irreverente e com muita rapidez, condicionou bastante a ação ofensiva de Raphael Guerreiro. Dos melhores do Sporting na Alemanha.

Mario Gotze: O melhor elemento no meio-campo dos alemães. O internacional germânico foi um perigo à solta durante a primeira parte do encontro. Não tão decisivo na segunda parte quando o Sporting subiu de ritmo.

Adrien Silva: Um mês depois, o capitão regressou aos relvados e a sua importância ficou bem patente. O camisola 23 continua a ser o motor do jogo ofensivo e defensivo do clube leonino. Boas notícias para Jorge Jesus.

Os piores:

Castaignos: No plano B de Jesus, o holandês não foi uma solução viável. O único momento bom foi o passe para Gelson na primeira oportunidade de golo. Muito apagado do jogo. Saiu ao intervalo.

Danny Makkelie: O árbitro holandês deixou por marcar duas grandes penalidade na primeira parte. Uma logo nos primeiros minutos a favor do Borussia de Dortmund, outra logo de seguida a favor da equipa leonina. Num jogo quase sem situações polémicas, duas ‘nódoas’ na prestação do juiz.

Reações:

Jorge Jesus: "Podemos pontuar com o Real Madrid em Lisboa"

Bryan Ruiz: "Só nos faltou o golo"

Adrien Silva: "Estou feliz por estar de volta"

Curiosidades

- O Sporting continua sem vencer na Alemanha. Em 13 ocasiões, 12 derrotas. O melhor resultado de sempre dos ‘leões’ em terras germânicas foi um empate.

- Jorge Jesus está no pior momento de forma desde que assinou pelo Sporting. A equipa leonina segue com quatro jogos sem vencer (dois empates e duas derrotas).

- Adrien regressou à competição depois de um mês parado. O jogador leonino foi operado ao joelho.

- O Borussia Dortmund assegurou, pela quarta vez consecutiva, a passagem à próxima fase da Liga dos Campeões. A equipa germânica é a única já apurada no grupo F.